Decoração de pratos

A decoração de pratos é essencial para a sua apresentação e para fazer crescer água na boca, sem mesmo conhecer o seu sabor.

Muitos dos componentes utilizados na decoração de pratos, além de decorarem também dão sabor aos alimentos, como é o caso das ervas aromáticas , como é o caso dos orégãos, coentros, salsa, cebolo, a salva, entre outras, que decoram qualquer prato. Na decoração de pratos, as ervas aromáticas podem estar dispostas em molhinhos ou serem trituradas para salpicar os pratos.

Outros componentes que também podem ser utilizados são os legumes frescos, como o tomate, pimento, beterraba, cenoura, cogumelos, rabanetes, cebolas e muitos outros.

Eis aqui algumas ideias:

– Tigelas de tomate: corta-se o tomate ao meio aos dentinhos, com uma faca afiada. Posteriormente esvazia-se o tomate, extraindo a polpa. Preencha as tacinhas de tomate com pepinos e pimentos cortados em pedacinhos e milho cozido.

– Cogumelos riscados: utilize cogumelos o mais claro possível, da mesma dimensão. Com uma faca afiada recorte o chapéu dos cogumelos do meio para a periferia, com espaços iguais, extraindo pequenas porções de miolo. Retire o pé do cogumelo. Para que estes mantenham a coloração clara, sem escurecer, coloque em água a ferver durante três minutos, juntamente com umas gotinhas de sumo de limão.

– Flor de cebola: retire a pele de uma cebola de pequena dimensão, e com uma faca bem afiada corte a cebola em quartos longitudinais, mas sem atingir a base. Posteriormente golpeie em diversos sítios, para a cebola abrir, assemelhando-se a pétalas de uma flor. Para que as pétalas se evidenciem afunde as cebolas em água gelada por 60 minutos.

– Rosas de rabanete: Corte a raiz do rabanete e uma talhada da base, de forma a este se aguentar em pé. Com uma faca afiada corte iniciando na base, pequenas fatias em forma convexa, como uma concha, até ao topo do rabanete, deixando as fatias presas na base. Coloque os rabanete na água gelada, por 60 minutos, para que se evidenciem as pétalas.

Abanadores de rabanetes: Corte o rabanete no sentido longitudinal em diversas lâminas, mas sem cortar até baixo, para que estas não se soltem. Como anteriormente referido, colocando-os em água gelada, durante 60 minutos.

Caldos decorados: Corte cenoura, nabo ou aipo às tirinhas, como se fosse para caldo verde, mas um pouco mais grosso. De seguida coloque os legumes em água a ferver durante uns minutinhos, e depois adicione ao caldo de carne quando este estiver pronto para servir. Para que o caldo fique mais preenchido e farto, combine uma colherada de caldo de carne e 1 ovo, envolvendo-os bem. Posteriormente cozinhe esta mistura a vapor, até que fique duro, para que seja possível cortar em diferentes formas com uma faca ou uma máquina de cortar massas, e envolva na sopa previamente a ser servida.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.