Controlar a hipertensão sem medicamentos

Controlar uma tensão arterial elevada pode ser uma tarefa complicada e para qual é necessário uma vida inteira de medicação. Contudo, embora muitas pessoas desconheçam, existem algumas alternativas para conseguir controlar a hipertensão sem recurso a medicamentos.

Algumas mudanças nos seus hábitos podem fazer toda a diferença e se sofrer  de hipertensão ligeira, esta mudança de rotinas pode ser suficiente para baixar a sua pressão arterial para valores normais, e provavelmente não precisará de nenhum medicamento. Em casos mais severos, estas mudanças podem precisar de ser acompanhadas por alguns medicamentos, mas menos do que aqueles que habitualmente iria necessitar.

Seguem-se algumas dicas para conseguir controlar a hipertensão sem medicamentos.

 

Controle a pressão arterial mensalmente

Até mesmo quem não sofre deste tipo de problemas de saúde deve manter a sua pressão debaixo de olho. Por isso, o aconselhável é que mensalmente controle a sua tensão arterial. Contudo, é necessário que respeite também algumas regras antes de a testar como: repousar 15 minutos antes; esperar 30 minutos caso tenha fumado um cigarro ou praticado exercicio; não pode falar durante o teste; deve permanecer deitado ou sentado durante o teste; deve esvaziar a bexiga e evitar café 20 minutos antes de proceder à medição.

Cuide da sua alimentação

Manter uma alimentação saudável é também muito importante para estar nas melhores condições de saúde e controlar a sua tensão arterial. Siga uma dieta saudável, rica em cereais, frutas, vegetais, leite desnatado e carne magra. As frutas e os vegetais são ricos em potássio, que minimiza o efeito do sal (sódio) sobre a pressão. Por isso, deve reduzir a quantidade de sal ingerida diariamente,  pois até mesmo uma leve redução no consumo de sódio pode baixar a pressão sanguínea em 2 a 8mmg Hg (ou 0,2 a 0,8 cm Hg).

Também de evitar é o consumo de álcool, ou pelo menos tente controlá-lo. Baixas doses diárias de álcool podem baixar a sua pressão entre 2 mm Hg e 4mm Hg (0.2 a 0.4 mm Hg), mas elevadas doses podem ser muito prejudiciais para a sua saúde.

Faça mais exercício físico

O sedentarismo é um dos piores inimigos no que diz respeito a desenvolver hipertensão arterial. A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis da pressão arterial, uma vez que melhora o condicionamento físico do coração, fazendo com que este não fique sobrecarregado. Atividades físicas com duração de 30 a 60 minutos, 5 a 7 dias por semana podem reduzir a pressão em 0.4 a 0.9 mm Hg. Se ao auferir a pressão, os níveis estiverem próximos ao limite considerado anormal, ou se a pressão oscilar entre 12 por 13.9 mm Hg ou 8 mm Hg por 8.9 mm Hg, é possível evitar a hipertensão através do exercício físico.

Tome medicamentos apenas com prescrição médica

Auto medicar-se pode ser um risco enorme para a sua saúde. No caso dos medicamentos para a hipertensão em concreto, estes devem ser prescritos apenas depois de terem sido feito os exames essenciais para determinar o grau de hipertensão e qual o medicamento que melhor se adapta a cada caso.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.