Como reforçar o esmalte dos dentes

O papel do fluor nos nossos dentes

O flúor tem um papel muito importante no esmalte dos dentes. Ajuda a prevenir o aparecimento de cáries eliminando as bactérias que produzem a placa dentária. O flúor não só impede a destruição do esmalte mas também pode promover a mineralização em áreas do esmalte que estejam ainda pouco afectadas pelo ataque dos ácidos.
A utilização de pastas de dentes ricas em flúor é importante para uma boa saúde oral, devendo no entanto ser acompanhada por uma eficiente remoção dos resíduos alimentares conseguida com uma técnica correcta de escovagem e complementada pelo uso de fio dental.

A fluorização da água em Portugal

A fluorização da água potável não é efectuada em Portugal, mas a água de distribuição pode conter flúor naturalmente, o que sucede nalgumas localidades da região de Trás-os-Montes. A Organização Mundial de Saúde recomenda uma concentração de 1 miligrama por litro.

Como aumentar o flúor para fortalecer os dentes das crianças

Os fluoretos podem ser incorporados ao esmalte na altura da sua formação, fazendo com que as crianças absorvam doses adequadas em forma de comprimidos. Este método, quando bem aplicado, é muito eficaz. Também se pode adicionar flúor à água potável, o que é feito em vários países.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.