Como emagrecer de forma saudável

Precisa de perder alguns quilos depois dos excessos dos últimos meses, então aprenda a emagrecer sem voltar a engordar.

Os excessos que foi cometendo nos últimos meses não enganam: precisa de perder alguns quilos. Isto especialmente depois das épocas festivas como o Natal e Passagem de Ano.

Como emagrecer de forma saudável

Antes de mais, convém esclarecer que o pressuposto desta dieta não é levá-la a emagrecer a qualquer custo, mas sim reajustar a sua silhueta de forma saudável e sustentável, para não voltar a engordar.

Não faça reduções dramáticas nos alimentos porque depois de chega aos seus objectivos, mal caia novamente numa alimentação descuidado o seu corpo voltará num instante a forma antiga. Opte por ir devagar mas bem!

Se demorou um, dois, cinco ou mais anos a ganhar aqueles quilos que tanto a incomodam, porque motivo há-de acreditar que, em pouco tempo, vai ser possível perdê-los? Convém saber que fazer jejum ou saltar refeições é prejudicial, quer para a saúde, quer para as boas intenções. É que, após longos períodos sem comer, tendem a cometer-se excessos, além de que o organismo absorve a gordura em maior quantidade.

Escolher os alimentos

Deixar de comer mal mas a um ritmo normal

O radicalismo não é a solução: eliminar alimentos ou reduzir abruptamente as calorias ingeridas pode dar mau resultado. Então qual a solução? De acordo com alguns nutricionistas, perder peso implica, antes de mais, uma mudança de comportamentos. Podemos começar por identificar a presença de quilos a mais. Pense no incómodo que isso lhe causa, bem como nos hábitos que conduziram a essa situação. Depois, use o bom senso e trace um plano com metas realistas e graduais e encontre a motivação que lhe falta para começar e manter o processo. Arranje um diário.

Não consegue? Procure ajuda de um nutricionista

Ainda assim nem sempre se consegue controlar o peso sem ajuda. Neste caso, uma consulta médica com um nutricionista permite tomar conhecimento de todas as opções, nomeadamente no que se refere a dietas exequíveis e aconselhadas, levando ao desenvolvimento de uma maior responsabilização do paciente pelo seu estado de saúde.

Depois de consultar um profissional verá que o próprio lhe indicará que fazer as coisas de forma radical e tentar perder peso de um dia para o outro dará mal resultado, não chegará aos seus objectivos e ainda poderá ter problemas de saúde. Nada disto é o que pretende, que será emagrecer de forma saudável.

Para emagrecer de forma saudável siga as seguintes regras:

Comer mais vezes e em menor quantidade

As primeiras medidas para a correcção de peso impõem a redução da ingestão calórica diária. Para além disso, o intervalo entre as refeições deve variar de acordo com o tempo de digestão de cada indivíduo e dos alimentos ingeridos, mas não deve ultrapassar, em média, as três horas. O importante é comer antes de sentir fome.

Escolher os alimentos

Uma dieta em que se pretende alcançar um objectivo “rápido” deverá abundar de alimentos “saudáveis” e excluir os ditos “desaconselhados” (queijos gordos, enchidos, álcool, refrigerantes, bolachas, gelados, chocolates, pastéis). Deve também incluir uma quantidade de proteína (peixe, carne ou leguminosas) e de gordura. A preferência deverá recair sobre o azeite, que acompanha bem os vegetais. Nas refeições intercalares, deverá optar por fruta ou iogurtes.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.