Como conservar e cozinhar ovos

Os ovos são alimentos que necessitam de cuidados especiais, pois se não estiverem em condições adequadas podem ser prejudiciais para a saúde.

Deve adquirir sempre ovos de classe A, e se o pacote contiver ovos que estejam sujos ou danificados, deve ser rejeitada ou trocada. Se não for aceite a troca, deve proceder a uma reclamação escrita dirigida à Direcção Geral de Inspecção Económica.

Se armazenar os ovos no local fresco, estes permanecerão conservados por 15 dias, pelo menos. Enquanto que no frigorifico, estes conservam-se por 8 semanas, a contar da data em que foram postos. Contudo quando não se sabe a data em que foram postos, não se devem esperar pelas 8 semanas. Quando a clara do ovo ou a gema estão separadas, estas devem ser armazenadas numa taça hermética, e quando estas são envolvidas com leite ou água, as claras aguentam-se até 7 dias, e as gemas até 4 dias.

Para cozinhar ovo, deve retira-lo do frigorífico 3/4h antes.

Para saber se os ovos se encontram frescos e próprios para consumo, basta colocá-los num recipiente com água fresca: se o ovo estiver próprio para consumo, este vai assentar no fundo de recipiente, se não estiver fica à superfície da água fresca ou então não chega a tocar no fundo completamente, se isto acontecer, abra-o para avaliar o seu aspecto e cheiro.

Ovo cozido – para cozer os ovos sem que estes rebentem, deve furar a zona mais alargada do ovo com um furador de ovos ou uma agulha, porque assim o ar interno que faz o ovo rebentar acaba por sair pelo furo. Se por acaso estes rebentarem, deve juntar à água da cozedura, uma pequena quantidade de vinagre, se a clara do ovo extravasar da casca do ovo, junte uma pitada de sal. Pode adicionar os ovos à água fresca ou já quando estiver a ferver, devendo cozer cerca de dez a doze minutos. Posteriormente devem ser retirados e passados por água fresca corrente, para facilitar a saída da casca do ovo.

Ovo estrelado – coloque numa sertã uma colher de óleo, manteiga, margarina ou outro tipo de gordura, para cada ovo estrelado e coloque no lume. Depois pode partir os ovos, um de cada vez, e junte à gordura já quente com precaução. Para ajudar a clara do ovo a fritar, pode colocar umas colheres de gordura quente por cima desta: quando a clara do ovo estiver toda branca, pode servir, dependendo se gostar dos ovos mais crus ou mais cozidos.

Ovos quentes – os ovos que estiverem fora do frigorífico, coloque-os em água fervida, até estarem submersos, diminua a potência do fogão e deixe cozer entre três a quatro minutos. Se forem ovos que estiverem no frigorífico, coloque os ovos a principio na água fresca e coloque no lume, até a água começar a ferver. No entanto os ovos frescos demoram mais para ficarem no ponto. Para servir os ovos quentes, pode servir na casca do ovo, partindo a metade da casca do ovo com um colher, de forma a faze-la estalar, ou pode descasca-los todos, devendo previamente serem colocados em água fresca.

Ovos mexidos – parta os ovos para uma taça, de preferência 2 por indivíduo, adicionando uma ou duas colheres de sopa de natas ou leite, envolvendo-os até fiar uma mistura homogénea. Tempere com os condimentos que desejar. Numa sertã dura, coloque uma colher de sopa de manteiga e quando esta estiver derretida adicione a mistura dos ovos. Com uma colher de pau envolva a mistura, até se tornar densa, mas cremosa. Depois sirva-os em tostas ou num prato quente.

Ovos escalfados – coloque água até meio numa caçarola e junte uma colher de chá de vinagre ou um pouquinho de sal. Coloque o lume até ferver e depois parta os ovos para dentro de uma caneca, um a um. Na caçarola, envolva a água, até esta formar um redemoinho, e depois junte um ovo, deixe que ele adquira uma clara do ovo branca, e extraia-o com uma espumadeira.

Pode também utilizar os escalfadores de ovos, no entanto estes não têm o efeito pretendido, uma vez que acaba por originar ovo cozido a vapor. Para utilizar esta técnica, unte as vasilhas do escalfador, parta um ovo em cada vasilha, cubra e espere que estes cozam durante dois minutos aproximadamente, até a clara do ovo ficar branca.

Por fim sobra a loiça para lavar, que deve ser lavada com água morna, uma vez que a água quente coze os ovos, fazendo com que estes fiquem agarrados aos utensílios e não retira o cheiro dos ovos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.