Como combater a Acne rosacea

Acne rosácea

É uma doença inflamatória crónica que atinge maioritariamente pessoas com idade a partir do 30 anos. As mulheres são as mais afectadas. As causas desta doença ainda não são conhecidas. Sabe-se apenas que existe uma disposição natural em certas pessoas para contrair a acne rosácea. Contudo, as alterações gastro-intestinais também podem ajudar no surgimento da doença.

Onde se manifesta

A acne rosacea manifesta-se basicamente na região central da face. Pode iniciar-se por uma vermelhidão passageira, tornando-se mais tarde persistente. Com o desenvolvimento  da doença, irrompem também pequenos vasos sanguíneos dilatados, lesões avermelhadas e elevadas, pústulas (pontos amarelos que parecem espinhas).

Alimentos que podem agravar a doença

Existem porém certos alimentos que poderão agravar o quadro clínico de alguns doentes como o café, bebidas alcoólicas, pickles, pimenta e molhos quentes. As alterações climáticas  (frio e calor intenso) e exposição solar exagerada também podem agravar a situação. Se a pele estiver ao longos dos anos muito exposta ao sol, esta fica mais sensível a contrair a doença mais tarde.

Para combater os efeitos desta doença de pele, existem alguns remédios caseiros que se podem fazer de uso externo:

Decocções de folhas:

A sua aplicação deve ser feita  2 vezes por dia sobre a pele afectada com a ajuda de compressas embebidas numa destas preparações:

– Decocção de alface cultivada, 200 g de alface em 0,5 l de água, ferver 2 horas

– Decocção de arando, 30 bagas frescas para 1  de água, ferver em lume brando durante 20 minutos; deixar arrefecer antes de coar

– Decocção de castanhas-da-índia, 6 castanhas descascadas, cortadas em pedaços, em 1 l de água, ferver 15 minutos

– Decocção de golfão-branco, 5 flores secas para 0,15 l de água, coar, adicionar 1 colher de álcool canforado e conservar esta loção num frasco rolhado

– Decocção de malva, 40 g de folhas para 1 l de água, ferver 15 minutos

– Infusão de tília, 40 g de flores para 1 l de água fervente, infundir 10 minutos; aplicar, friccionar e massajar para ajudar a penetração

– Decocção de videira, 80 g de folhas secas e fragmentadas para 1 l de água, ferver 5 minutos, infundir 15 minutos

Cataplasma de folhas frescas contundidas:

– alface-brava

–  flores de alteia

– erva–ulmeira

– morangueiro

– trevo-cervino

Esta doença é crónica e não existe nenhum tratamento específico que elimine definitivamente os seus efeitos na pele, porém ela pode ser controlada.



2 Comentários to “Como combater a Acne rosacea”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.