Como amamentar o bebé

Amamente o seu bebé, a melhor alimentação é o leite materno

 O recém-nascido vem desprovido de defesas, contudo tem a capacidade de sucção muito desenvolvida que lhe permite absorver os alimentos que precisa. O alimento fundamental nesta altura da sua vida é especialmente o leite materno. O leite materno é um alimento completo que fornece ao novo ser todos os nutrientes necessários tais como as vitaminas, proteínas, açucares, gorduras e sais minerais. Por esta razão se torna extremamente importante a amamentação.

A melhor altura de amamentar é quando ele se mostra interessado. Pois ainda demora algum tempo até que se habitue a intervalar as refeições visto que durante o seu desenvolvimento uterino se alimentava continuamente . Nos primeiros tempos o bébé pede vastas vezes ao dia (entre 10 a 12 vezes). À medida que o tempo for passando tende a diminuir (de 3 em 3 horas). Deixe sempre que o bebé decida o tempo que quer mamar, mesmo que o peito não ainda muito leite.

Em cada amamentação deve estar confortavelmente sentada, com roupas práticas que facilmente se abram na parte do peito. Apoie os braços numa almofada especial e verique que está apoiada nas costas e nos pés. Deixe que o bebé procure durante segundos com a boca antes de se agarrar à mama, e como reflexo de busca começa abanar a cabeça de um lado para o outro, é então nesta altura que pode puxar o bebé bem para si pois está pronto a mamar. Desta forma o bebé com a boca bem aberta terá o peito bem metido na boca e não a magoará, evitando morder as pontas do mamilo. Assim a extração do leite será mais eficaz.

Se o bebé tiver dificuldade em agarrar a mama, segure a orla da aréola — a zona escura que rodeia o mamilo — entre o indicador e o dedo médio; em seguida, aperte suavemente o mamilo e introduza-o na boca do bebé.
Para tirar o bebé do peito, faça pressão com um dedo entre a aréola e a boca do bebé ou puxe cuidadosamente o queixo do bebé para baixo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.