Como alcançar a felicidade

O que torna uma pessoa feliz e produtiva e outra pessoa infeliz e frustrada?

Há alguns anos, a faculdade de ciências da Universidade de Duke fez um estudo sobre a paz mental. Centenas de pessoas, felizes ou infelizes foram estudadas. O estudo revelou que 9 factores, podem contribuir para dar estabilidade mental e emocional às pessoas:

1 – Ausência de desconfiança e ressentimento. O hábito de alimentar rancores revelou-se um factor importante como causa de infelicidade.

2 – Viver no presente, fazendo planos para o futuro. Preocupações doentias com fracassos e erros passados são uma fonte de infelicidade.

3 – Não gastar tempo e energia a lutar contra condições que não pode modificar.

4 – Cooperar com a vida, em vez de querer arrasá-la ou fugir dela.

5 – Obrigar-se a actos de extroversão com os outros, em vez de isolar-se durante periodos de depressão.

6 – Recusar-se a ter auto comiseração ou a justificar-se com desculpas no intuito de dar uma boa impressão aos outros e a si mesmo.

7 – Cultivar as antigas virtudes como: amor, bondade, honra, lealdade e moderação.

8 – Não esperar demasiado de si mesmo. Quando há uma distância muito grande entre os alvos propostos e as realizações, a infelicidade é inevitável. Se não consegue melhorar o seu desempenho, diminuia as exigências.

9 – Descobrir algo maior do que a si próprio, no qual  acreditar. As pessoas materialistas, egoístas,  e egocêntricas saem-se sempre muito mal nos testes de felicidade.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.