As cores da saúde

Uma alimentação saudável baseia-se numa dieta bem balanceada, colorida e variada. Esta irá obrigar que você ingira  produtos de grande qualidade, de uma forma a que consiga satisfazer as necessidades do organismo.

É de extrema importância ressaltar que deve existir uma moderação na ingestão dos alimentos. Deve sempre pensar que deve alimentar-se para viver, e não viver para só comer.

Uma boa e correta alimentação tem que ter na sua constituição alimentos como cereais, sementes, frutas, verduras e legumes das mais variadas cores.

Segundo uma grande quantidade de profissionais especializados neste ramo, é essencial que atinja no mínimo de três a quatro cores nas refeições principais do dia, que são o almoço e jantar. Veja todas as vantagens de cada cor.

Cores dos alimentos

  •  Laranja: Estes costumam ser bastante ricos em vitamina A e C e têm na sua constituição uma grande quantidade de ótimos antioxidantes que lutam contra os radicais livres. Trazem grandes vantagens para a pele e podem ser encontrados em alimentos como por exemplo a cenoura, a abóbora, a tangerina, a manda e a batata doce.
  • Amarelo: Estes alimentos têm tendência para serem bons antioxidantes e muito ricos em vitamina A e C, para além disso, agem diretamente no fortalecimento dos tecidos, dos cabelos, e irão combater contra a cegueira noturna. Vão proteger o coração e aumentar a imunidade geral do organismo. Podemos dar o exemplo de alimentos tais como o abacaxi, caju, pêssego, carambola, damasco, limão, entre outros.
  • Vermelhos: A maioria dos alimentos vermelhos são também antioxidantes que têm na sua constituição o licopeno, que é uma substância que tem a função de criar a cor avermelhada que está sempre aliada à vitamina C. Atuam na proteção contra uma grande quantidade de doenças que podem ser muito graves, ajudando na prevenção do diabetes, da hipertensão, das doenças vasculares, e principalmente do tão tímido envelhecimento precoce.
  • Brancos: Quase todos os alimentos brancos possuem uma grande riqueza de substância antiinflamatórias, antifúngicas e antitumorais. A cor branca vem da flavina que é muito rica em diversos minerais, como por exemplo o cálcio e o fósforo que auxiliam diretamente na tão importante manutenção dos ossos e dentes. Todas estas vantagens podem ser facilmente encontradas em alimentos como por exemplo o alho, a banana, cebola, feijão branco, maçã, pêra, entre outros. Por outro lado, alimentos como o leite, queijo, batata, arroz e cogumelo, eles são excelentes fontes de cálcio e potássio, por essa mesma razão, irão agir diretamente na formação e manutenção de todos os ossos e músculos.

Resumidamente, não tenha qualquer dúvida que se usar o bom senso para se alimentar, ingerindo em moderação e variando nas cores, vai estar com uma excelente saúde. Para isso, basta por em prática uma mudança dos hábitos alimentares e aplicar na sua vida as cores da saúde.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.