Alimentos que ajudam a controlar o colesterol

Quem sofre com o colesterol alto sabe o quanto é importante controlá-lo. Elevados níveis de colesterol no sangue são um dos muitos fatores de risco para graves problemas no futuro, uma vez que o excesso de colesterol pode aumentar as hipóteses de desenvolver doenças cardíacas e derrame. Por outro lado, ao inibir a circulação, o excesso também pode gerar cálculos biliares, impotência e hipertensão.

Vários fatores podem contribuir para o aumento da doença, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, mas a causa mais comum é a alimentação incorreta. Por isso, uma boa forma de conseguir controlar o colesterol alto é através de uma dieta equilibrada e o consumo de alguns alimentos que ajudam a minimizar este sério problema.

 

  • Entre os melhores alimentos para o colesterol estão os que possuem “gorduras boas”, como os ácidos gordos ómega presentes nos óleos de peixe, linhaça, castanha e sementes em geral, que aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol mau).
  • Por outro lado, o colesterol é produzido a partir de gordura saturada. Uma dieta rica em alimentos bons, ajudam a controlar este problema, por vezes até conseguindo elimina-lo. No caso dos alimentos que não podem ser completamente eliminados da sua dieta, o segredo reside em ingeri-los em  menor quantidade. Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans (fritos, bolos,biscoitos, sorvetes, carnes gordas, por exemplo).
  • Em alternativa, opte por aumentar o consumo de alimentos antioxidantes (frutas e verduras), pois as moléculas de colesterol são altamente vulneráveis aos danos causados pelos radicais livres.
  • O consumo de peixe é bastante aconselhado para quem tem colesterol alto e pretende controla-lo através de uma dieta equilibrada. Algumas pesquisas têm vindo a revelar que pessoas que consomem peixe 3 ou mais vezes por semana acabam por revelar-se menos propensos a ter doenças cardíacas e pressão alta no futuro. Isto deve-se em grande parte ao facto de serem alimentos ricos em ómega-3. Peixes gordos como salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum são peixes ricos em ómega-3.
  • Também o consumo de azeite é um poderoso aliado para controlar o colesterol, uma vez que é rico em gorduras monoinsaturadas, capazes de reduzir o LDL e aumentar o HDL. É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas.
  • O consumo de frutas e vegetais pode ajudar a reduzir e controlar o nível de colesterol, para além de ajudar também a proteger o coração. De preferência às frutas e vegetais ricas em vitamina C (laranjas, limões, etc) e ricas em betacaroteno (damascos, pêssegos, manga…)
  • Acrescente temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégãos, pois estes são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.


1 Comentário to “Alimentos que ajudam a controlar o colesterol”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.