Alimentação saudável: ocasiões especiais

Embora tentemos controlar a nossa alimentação de forma a mantermo-nos mais saudáveis, por vezes surgem nas nossas vidas ocasiões especiais em que não temos o controle absoluto sobre os alimentos que podemos escolher para a nossa refeição.

Por isso, torna-se fundamental saber adaptar o plano de dieta ao dia-a-dia e a este tipo de ocasiões especiais. Fazer as escolhas certas em situações inesperadas pode fazer toda a diferença no que toca ao sucesso ou insucesso da sua dieta.

Para o ajudar vamos enumerar alguns pontos e situações a que deve estar atento. Confira-os já de seguida!

Refeições fora de casa

Comer fora não precisa de ser um pesadelo que tenta evitar a todo o custo. Na realidade, lidar com este tipo de situações pode ser mais simples do que pensa. O fundamental é que compreenda o principio de combinar proteínas com hidratos de carbono.  Quando faz refeições fora tem de obedecer exatamente às mesmas regras que aplica quando faz as suas próprias refeições, ou seja, os alimentos a evitar devem ser aqueles que são quase hidratos de carbono puros, como pizzas, massas ou arroz.  Por exemplo, em restaurantes deve optar por acompanhamentos de legumes e comidas grelhadas em detrimento de fritos ou pratos muito calóricos.

Aconselhamos ainda que nos dias que saiba antecipadamente que irá ter de fazer refeições fora de casa que prepare alguns snacks. Deste modo vai manter os seus níveis de glicose elevados, o que evita que sinta tanta fome ao longo do dia e possa cair na tentação de fazer escolhas erradas na hora da refeição mais completa.

Eventos especiais

Eventos especiais, como festas ou jantares de empresa, podem transformar-se num verdadeiro desastre para a sua dieta se não souber como resistir à tentação.

É provável que nestes eventos se sirvam diversos aperitivos, mas tenha sempre consciência que estes, muito provavelmente, também são ricos em hidratos de carbono simples, acabando por ficar com vontade de comer mais em pouco tempo. Ter cuidado com as escolhas que faz neste tipo de eventos não é incompatível com poder divertir-se. Novamente aconselhamos que prepare uma merenda para que se sinta mais saciado.

Evite ainda a ingestão excessiva de álcool, muitas vezes servido neste tipo de eventos sociais. Para além do álcool engordar e prejudicar a sua saúde, a verdade é que depois de ter bebido demasiado, dificilmente vai sequer pensar que está de dieta e irá fazer escolhas mais impulsivas.

Refeições em família

As refeições familiares podem ser uma situação mais problemática que as restantes, pois por vezes escolher pratos diferentes dos da sua família ou recusar ingerir algo que fizeram para si pode ferir susceptibilidades. O segredo nestas situações está em não colocar totalmente de lado determinados alimentos, mas sim adequar as quantidades ingeridas ou substituí-los por outros que também estejam disponíveis na mesa. Por exemplo, se num jantar de família for servida massa com legumes, opte por colocar no prato apenas uma pequena porção de massa e uma quantidade maior de legumes saudáveis. Desta forma vai consumir na mesma a refeição preparada para si, mas de um modo, ainda assim, saudável.

O principal é não preocupar-se em demasia com este tipo de ocasiões especiais. Tente sempre comer algo saudável antes de ir a festas ou eventos, de modo a que nunca tenha demasiada fome quando chegar. Vai conseguir manter a sua dieta e alimentação saudável sem problemas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.