Alergias Comuns

Qual a forma de impedir e cuidar de alergias comuns.

A alergia consiste numa reacção de rejeição do organismo em oposição a uma  ou várias substâncias quimicas chamadas alergénios as quais o corpo está mais exposto.

  • Tipos de alergias cumuns: Eczemas,rinites,asma,enxaquecas,urticária colites.
  • Manifestações alergicas:Habitualmente manifestam-se com maior frequência na pele,no aperelho respiratório ou no aparelho digestivo,não importando qual seja a porta de entrada pela qual entrou a substância causadora da alergia.Os sintomas exteriores de alergias são:reacções cutâneas,olhos a lacrimejar,espirros consecutivos,dificuldades repiratórias. inchaço nos lábios,prurido,corrimento nasal e muitos mais.
  • A reacção no organismo:As substâncias quimicas chamadas alergénios provocam a dilatação dos vasos sanguineos e o aumento da sua permeabilidade.É a histamina uma reacção quimica resultante da luta entre os anticorpos que são as nossas defesas e os alergénios,que torna os sanguineos permeáveis.Esta deve permanecer dentrode um tipo de células sanguíneas, acontece que essas células se esvaziamsob certas inflênciasde origem quimica.Muitos dos medicamentos normalmente usados para o combate de alergias são precisamente chamados anti-histamínicos.
  •  Causas de afecções alérgicas:Alimentação, como: leite, ovos, peixe, marisco, queijos, aditivos, cacau, especiarias,glúten, frutos secos, entre outros;pelos de animais ou de outra coisa felpluda,pólen  e até os ácaros depositados nos colchoes e cobertores. 
  • Como decobrir a causa da alergia:Para um tratamento eficaz só será possivel depois da descoberta do ou dos alernenos responsáveis,normalmente trataveis com medicamentos receitados pelo médico.Para descobrir qual a causa da alergia devem-se realizar varios testes a tudo o que mais frequentemente provoca alergias.No entanto será coviniente desde logo evitá-las ou mesmo eliminá-las.
  • Como evitar e tratar as alergias mais vulgares

As alergias manifestam-se sob diferentes formas, incluindo a RINITE ALÉRGICA, a asma, o eczema e a URTICÁRIA. A alergia surge quando o organismo reage a uma substância ou substâncias em relação às quais está sensibilizado. Essas substâncias são designadas por antigénios e são geralmente inaladas, introduzindo-se assim nos pulmões, ou ingeridas com a alimentação ou por contacto físico.
O organismo defende-se dos antigénios produzindo os chamados anticorpos, e a «batalha» entre antigénios e anticorpos desencadeia nas células vizinhas a produção de certas substâncias químicas, tais como a histamina. Esta e outras substâncias químicas provocam as reacções alérgicas — daí o termo «anti-histamínicos» por que são designados alguns dos medicamentos mais vulgarmente utilizados para combater as alergias.
Os antigénios que mais frequentemente provocam essas reacções são, entre outros, o pólen, o pêlo de animais, os ácaros e uma longa lista de alimentos: corantes e aditivos alimentares, mariscos, ovos, chocolate, queijo e muitos outros. Os sintomas da alergia são erupções cutâneas, corrimento nasal, olhos lacrimejantes, espirros, prurido, pápulas (isoladas ou em grupos), difi-culdades respiratórias, tumefacção dos olhos, dos lábios ou da língua e vergões na pele.
As pessoas alérgicas, que, por vezes, nem sabem qual a origem da sua alergia, podem frequentemente ser tratadas com êxito pelo MÉDICO. Depois de se fazerem determinados testes para descobrir a causa da alergia, o médico recei-tará o tratamento adequado.
No entanto, o melhor tratamento consiste em evitar a causa. Se esta for o pêlo de animais, tente evitar o contacto com cães e gatos. Se forem os ácaros que vivem nos cobertores, na crina dos colchões e nas penas das almofadas e edredões, o remédio consistirá em utilizar almofadas e edredões de poliéster, colocar o colchão dentro de uma capa de plástico e aspirar todos os dias a roupa da cama.
Os medicamentos anti-histamínicos são eficazes para o tratamento da rinite alérgica e das erupções cutâneas: um único comprimido pode atenuar o prurido provocado pela urticária ao fim de uma hora. No entanto, alguns anti–histamínicos podem causar sonolência, pelo que não devem ser tomados quando se vai conduzir um automóvel ou trabalhar com máquinas.
As pessoas que sofrem de asma ou de rinite alérgica podem tomar um medicamento à base de cromoglicato de sódio para evitar as crises; no entanto, depois de a alergia se ter manifestado este medicamento já não é eficaz. Existe sob a forma de cápsulas para inalação e aerossol.
Os asmáticos podem conseguir alívio imediato utilizando um broncodilata-dor. Estes medicamentos, pulverizados ou vaporizados pelo nariz ou pela boca, dilatam os brônquios. Um tratamento regular com um produto contendo cor-tisona contribui para evitar o agravamento das alergias respiratórias e reduz a tumefacção e a inflamação das vias respiratórias.
O que deve e não deve fazer
Tome nota de qualquer substância que lhe tenha provocado uma alergia e anote também a reacção que desencadeou em si. Essas indicações ajudarão o médico a fazer o diagnóstico. Tente determinar as circunstâncias em que se manifesta a alergia. A asma que só se manifesta na Primavera sugere que o problema pode derivar do pólen das flores. Uma erupção na cintura pode ser causada por um elástico no cós. Após ter identificado a causa, tente evitá-la. Se é alérgico a alguns alimentos, verifique sempre os ingredientes dos alimentos enlatados. Lembre-se de que um bebé pode herdar a asma ou o eczema alérgicos.
A amamentação durante os primeiros seis meses, caso seja possível, protegerá a criança dos antigénios existentes no leite de vaca.
Não espere obter resultados imediatos depois de ter eliminado as causas da alergia. O pêlo de um animal, por exemplo, pode ficar no ar durante meses depois de o animal ter sido afastado.
Não parta do princípio de que uma erupção que se manifesta depois de ter tomado penicilina significa que é alérgico a ela. Os vírus ou as bactérias que provocaram a doença podem estar também na origem da erupção. Consulte o médico.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.