Vantagens do leite materno

Amamentação

A amamentação é o acto mais simples e natural de fornecer alimento, protecção e amor ao seu filho. Estudos comprovam que quando os bebés são alimentados pelo leite da mãe, estes têm ao seu dispôr um alimento com um alto valor nutricional, em detrimento dos bebés que bebem leite adaptado (leite em pó).

Benefícios do leite materno

O leite materno possui todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,
tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções. O leite materno melhora o
desenvolvimento mental do bebé, é digerido mais facilmente, promove o estabelecimento de uma ligação emocional muito forte e precoce entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo, facilitando o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento mais tarde com as outras pessoas. O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Protecção de doenças

O leite materno protegem os bebés contra doenças e infecções tais como: otites, alergias, vómitos, diarreia, pneumonias, menigites, etc…

Como manter uma boa produção de leite

Para conseguir ter leite suficiente para suprir as necessidades do seu bebé é importante amamentar muitas vezes. Quanto mais amamentar, mais leite terá da próxima vez. Pode dar de mamar a qualquer hora, mesmo depois do bebé ter comido uma refeição de sopa ou de papa. Amamente o seu bebé de manhã, logo ao acordar, á tarde, quando regressa a casa depois de um dia de trabalho, ao serão e antes de o adormecer. Use os fins-de-semana para amamentar com mais frequência e assim estimular a produção de leite.




Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.