Vantagens da alimentação vegetariana

Alimentação vegetariana

A alimentação vegetariana tem respeito pela Natureza e pela vida dos animais.  Algumas religiões promovem este tipo de alimentação devido aos benefícios espirituais que esta acarreta. A sua prática está hoje em dia muito em voga, sendo uma forma de alimentação rica em fibras e naturalmente mais saudável.

O regime vegetariano desenvolveu-se principalmente na Inglaterra no ano de 1847, mas as sua origens são mais antigas, pois já no Oriente por volta do século VI A.C  era praticado. No cristianismo, os monges praticavam também uma alimentação vegetariana  pois  acreditava-se que esta ajudava a moderar as pulsões e paixões. Hoje em dia os vegetarianos são aqueles que não comem carne  nem peixe, apenas consomem alimentos de origem vegetal.

O regime mais equilibrado e saudável para o ser humano dentro do vegetarianismo é  a alimentação ovo-lacto-vegetariana. Este regime inclui não somente cereais, frutas e legumes como alimentos derivados dos animais como o ovos e os produtos lácteos. Se o regime adoptado for somente o vegetariano puro, corre-se o risco de ter algumas carências vitamínicas como a vitamina B1, falta de ferro e cálcio. A alimentação vegetariana para ser saudável e nutritiva deve ser feita de maneira inteligente prevenindo obesidade, doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas.

A dieta vegetariana deve ser variada e combinada de maneiras diferentes de modo a evitar carências e desequilíbrios. Os derivados do leite e os ovos são essenciais para satisfazer as necessidades proteicas. As necessidades de calorias também devem ser respeitadas.

Vantagens de uma alimentação vegetariana:

– Satisfação do apetite  de forma mais fácil e em menos quantidades de comida o que  ajuda a comer menos entre as refeições;

– Alimentação saudável rica em fibras, ajudando o transito intestinal;

– Diminuição do consumo de gorduras saturadas e representa, prevenindo doenças cardiovasculares;

– O trabalho dos rins é facilitado.



2 Comentários to “Vantagens da alimentação vegetariana”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.