Tratar enxaqueca com plantas medicinais

Quem sofre de enxaquecas sabe o quanto estas podem ser penosas. São conhecidas por muitos como o mal do século, podendo apresentar diversos sintomas conforme cada pessoa. Para algumas é apenas um desconforto rotineiro, enquanto para outras pode ser um verdadeiro pesadelo, deixando-as completamente incapacitadas para qualquer atividade. Em ambos os casos é um mal do qual se gostariam de ver livres.

A enxaqueca provoca dor forte ou latejante na região frontal e têmporas, afectando ao mesmo tempo a nossa capacidade de raciocínio e concentração. Em alguns casos pode também provocar náuseas e até dificuldades na visão. Frequentemente também estão associados sintomas como sensibilidade à luz e ao ruído.

Uma crise de enxaqueca pode durar por um longo período de tempo, normalmente entre 4 a 72 horas seguidas. É um mal que não escolhe idades ou sexos e que surge com alguma periodicidade.

Com o tempo estas crises têm tendência a agravar-se se não forem tomadas algumas precauções e terapêuticas adequadas, acabando por surgir cada vez com maior frequência e intensidade.

Principais causas

Entre as principais causas para o aparecimento frequente de enxaquecas destacamos os seguintes:

  • Stress ou ansiedade;
  • Fadiga;
  • Dieta pouco equilibrada;
  • Tensão nervosa;
  • Distúrbios psicológicos;
  • Alterações hormonais;
  • Entre outras.

Uma das formas mais eficazes de prevenção é através da alimentação. Aconselhamos que evite alimentos com lacticínios (especialmente queijos), carnes vermelhas e demasiado gordas, chocolate, café e bebidas alcoólicas. Em alternativa, prefira fazer uma alimentação mais saudável, rica em vegetais, carnes magras, peixe, fibras, frutas e cereais integrais.

Tratamento com plantas medicinais

Frequentemente quem sofre de enxaqueca opta por tomar um analgésico para controlar a dor. Contudo, a constante ingestão deste tipo de fármacos pode levar a uma imunidade aos seus efeitos, ou seja, com o tempo deixam de ser eficazes. A alternativa mais viável passa por isso, por optar por remédios mais naturais, sendo as plantas medicinais uma excelente escolha.

Confira já de seguida algumas plantas que vão ajudar a combater as suas crises de enxaqueca:

Gengibre – Muito eficaz contra enxaqueca quando tomado, por exemplo, em chá, tendo diversas propriedades anti-inflamatórias e muito benéficas para o nosso organismo. Para fazer o chá ferva 50g de gengibre fresco ralado com 1 litro de água, por cerca de 15 minutos. Deixe repousar um pouco e coe. O chá está pronto a beber.

Erva -cidreira – Também esta planta é muito utilizada para tratar os principais sintomas da enxaqueca. Deve ser preparada uma infusão com 30g de erva-cidreira para um litro de água a ferver. Deixe repousar 10 minutos e tome uma chávena 3 vezes ao dia.

Laranja – A laranja é um dos grandes aliados que a natureza nos fornece para combatermos a enxaqueca. A laranja ajuda a aumentar as defesas naturais do nosso organismo contra inflamações e dores, sendo também eficaz com a enxaqueca. Pode optar por comê-la ao natural, em sumo ou até fazer uma infusão com as folhas e flores da laranjeira. Ferva 20g  de folhas e flores em 1 litro de água e deixe repousar por 10 minutos. Esta infusão deve ser tomada 3 vezes ao dia para melhores resultados.



1 Comentário to “Tratar enxaqueca com plantas medicinais”
  1. Francisco Dourado de Aragão

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :