Tratamento da Tuberculose

Como tratar a tuberculose

 

São poucos os doentes que precisam ser internados. Somente os casos mais graves. Outros são internados para que se consiga fazer um diagnóstico mais preciso da doença. A maior parte dos doentes com tuberculose podem ser tratados em ambulatórios num Centro de Diagnóstico de Pneumologia (CPD). O tratamento da tuberculose é feito com base em 4 medicamentos diferentes. Estes são tomados em forma de comprimidos no início do dia durante dois meses. Depois segue-se o tratamento com outros dois medicamentos durante mais quatro meses sem parar. No total são seis meses de tratamentos com 6 medicamentos diferentes.

 

Devido ao tempo do tratamento ser tão prolongado, os médicos devem ter a certeza que o doente o cumpre à risca. Para assegurar que o tratamento é feito convenientemente e sem esquecimentos os doentes devem-no fazer no CDP, ou seja os doentes devem tomar os medicamentos neste espaço sob os olhos atentos dos médico, sem excepção nenhuma. Este tipo de precaução é muito importante pois se houver resistências ao medicamento é mais fácil detectar.

Por outro lado se os medicamentos forem tomados em casa, a probabilidade para  o insucesso do tratamento é maior e é mais difícil  controlar a situação epidemiológica.



2 Comentários to “Tratamento da Tuberculose”
  1. Clis
  2. Teresa de Jesus Pereira

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.