Tipos de Diabetes

O que é a diabetes?

A diabetes é considerada uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Grupos de risco

A diabetes é uma doença em crescimento, que afecta cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:

  • Pessoas com familiares directos com diabetes;
  • Homens e mulheres obesos;
  • Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
  • Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
  • Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
  • Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Tipos de diabetes

As duas formas mais frequentes de diabetes são a diabetes tipo 1 (antigamente chamada diabetes juvenil ou insulino-dependente) e a diabetes tipo 2 (antigamente chamada diabetes do adulto ou não insulino-dependente). A diabetes tipo 1 aparece de repente no jovem que se queixa de muita sede, fadiga, urina muito, tem muita fome, mas apesar disso emagrece.

Sintomas da diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 tem uma evolução mais lenta, muitas vezes quase sem sintomas ou com alguns, não valorizados pelo doente. Aparece em adultos, quase sempre com excesso de peso e com um estilo de vida pouco saudável no qual ressaltam uma alimentação com excesso de calorias e uma vida sem actividade física. Devido ao excesso de peso na criança, já começa a aparecer este tipo de diabetes em jovens. Estes doentes, por vezes, sabem ser diabéticos quando o médico pediu umas análises de rotina e se verifica aumento da glicose no sangue; outras vezes, o indivíduo nota que tem um pouco mais de sede do que o habitual. Na Mulher, um dos sinais pode ser comichão vulvar; e no Homem pode dar comichão na extremidade do pénis devido a uma infecção chamada balanite. Por vezes, o indivíduo vai ao médico fazer uma revisão e descobre uma complicação vascular que já se instalou (a nível da retina do olho ou neurológica ou macrovascular).
Se um indivíduo tem antecedentes familiares de diabetes tipo 2, deve ter cuidado em manter um peso correcto, cumprindo uma alimentação saudável e fazendo actividade física (andar a pé todos os dias 30 minutos, em terreno plano, mais ou menos três km).

Sintomas da diabetes tipo 1

Desconfie se começar a sofrer de mau hálito, ou seja, o doente de diabetes muitas vezes tem o que se chama cetoacidose diabética, com formação de corpos cetónicos, podendo dar origem ao hálito cetónico (cheiro a acetona), enjoo, vómitos e dores de barriga. Deve imediatamente ser observado pelo médico, porque pode desencadear-se um coma diabético com glicose no sangue muito alta e acidose. O pâncreas da pessoa que sofre de diabetes deixa subitamente de produzir insulina, a qual é necessária para promover a entrada de glicose nas células do nosso corpo (se a glicose não entrar nas células, estas vão utilizar a gordura para sobreviver, o que dá origem aos corpos cetónicos). Pode haver uma forma de diabetes tipo 1 em adultos, entre 25 e 30 anos, que poderá evoluir mais lentamente, sem aquele aparecimento brusco que acontece nos jovens (podendo mesmo ser confundida com a diabetes tipo 2). Estas formas de diabetes precisam de insulina sempre e nunca se deve suspender a insulinoterapia. Na forma de diabetes tipo 1 do adulto, pode haver uma fase inicial, muito curta, na qual os medicamentos por via oral podem ser eficazes (mas, atenção ao facto de a breve prazo ser necessário tratar com insulina, dado que o pâncreas deixa de trabalhar completamente).

Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, auto-controlando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de auto-vigilância, a sua vida ficará muito facilitada.



4 Comentários to “Tipos de Diabetes”
  1. Filipe Fernandes
  2. João Manuel
    • santana agostinho

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.