Suplementos alimentares para quem faz atletismo

Os suplementos alimentares são utilizados para completar uma dieta alimentar. Indicados por médicos ou nutricionistas também podem servir para melhorar o físico de um atleta. São indicados para suprir a falta de carboidrato, vitaminas, proteínas e fibras.

Contudo, existem alguns suplementos alimentares que são específicos para determinadas situações e funções. Por exemplo, alguns tipos de suplementos são mais indicados para quem faz atletismo.

Suplementos para atletismo

Os suplementos alimentares são indicados para os atletas, pois o seu corpo sofre com o desgaste, perdendo muita energia e várias calorias com os treinos pesados e constantes.

Com esse gasto calórico alto, muitos atletas percebem que só a alimentação não é o suficiente para suprir a necessidade calórica e nutricional. O esforço do atleta é longo e durante as provas não tem como se alimentar, precisando de uma fonte de energia rápida e de fácil digestão, neste caso os suplementos são alternativas viáveis.

O atletismo exige do corpo do atleta um esforço máximo, então a necessidade de nutriente é muito grande, pois quanto maior o esforço mais carboidrato  o atleta precisará.

O carboidrato é essencial para que o organismo funcione, principalmente no desempenho físico como de um atleta. A ingestão de carboidrato é fundamental para repor e manter o estoque de glicogênio muscular e hepático, que é peça chave para o desempenho, redução da fadiga muscular, caimbras, etc. Na falta dessa fonte de energia o atleta não resiste, provocando uma fadiga intensa chegando até mesmo a uma exaustão muscular, fazendo o atleta desabar durante treinos e competições.

Suplemento alimentar em gel

A reposição de carboidrato, água e eletrólitos durante longos treinos e competições é importante e, por isso, existem suplementos alimentares com essa finalidade. Pode ser encontrada na forma de pó para diluir em água e também em forma de gel, que é o mais recomendado por causa da sua eficiência e não interrompe um trabalho físico do atleta ao preparar o suplemento. Alguns suplementos alimentares compostos de carboidratos em gel possuem substancias como vitaminas e aminoácidos para melhorar ainda mais o desempenho do atleta. Esse suplemento em gel ganha as preferências dos atletas.

Quando consumidos de forma correta os suplementos alimentares, como o carboidrato em gel, trazem bastantes benefícios. Aceleram o desenvolvimento do atleta, mas o uso em excesso atrapalha a vida útil do atleta.

E é por isso, que apesar de serem moda e se venderem nas academias, os suplementos alimentares para os atletas têm que ter a recomendação de um médico ou nutricionista. Quem consome sem conhecimento de um profissional, pode causar lesões ao fígado.

São 6 categorias de suplementos alimentares divididos pela ANVISA : hidroeletrolíticos (isotônicos, que hidratam as células), energéticos (basicamente carboidratos, como maltodextrina, em géis, pó ou suco), suplementos de proteínas (barrinhas de proteínas e gorduras para recuperação pós-treino), produtos para substituição parcial de refeições (shakes ou pós capazes de suprir eventuais necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras), complementos de creatina (proteína para liberação rápida de energia em atividades de alta intensidade, como atletismo e natação) e bebidas com cafeína (energéticos e estimulantes).



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :