Super frutas/Frutos de casca dura

As frutos e os frutos de casca dura estão cheios de antioxidantes que lutam contra a ação dos radicais livres.

Radicais livres podem nos lembrar à primeira vista de uma fação de terroristas extremistas que invadem e destroem por todo o globo e na realidade, no contexto do corpo humano é exatamente isso que fazem.

Uma parte deles, ocorre naturalmente no nosso metabolismo, no entanto, o nosso corpo depara-se diariamente com um quantidade extra e desnecessária desses radicais livres por alguns fatores externos como:

  • Poluição
  • Fumo de tabaco
  • Radiação
  • Comida queimada
  • Gorduras fritas em excesso
  • Comida muito cozinhada

Quando estes radicais livres invadem o nosso sistema imunitário ocorrem problemas. É nesta altura que precisamos de repor o nosso corpo com antioxidantes para fortalecer o sistema imunitário e combater estes pequenos terroristas.

 

Bagas de Goji

As bagas de goji apareceram cultivadas pela primeira vez em vinhas situadas em vales protegidos na Mongólia e no Tibete. Estas bagas vermelhas com um sabor distinto que faz lembrar o de passas, são uma fonta riquíssima de vitamina C, tendo 500x mais vitamina C que as laranjas e mais do que qualquer outra fruta. São inclusive uma fonte soberba de vitaminas A, B1, B2, B6 e E e ainda contém uma dose de proteína completa com 18 amino-ácidos e 21 mineirais. A maioria dos mencionados anteriormente são ótimos antioxidantes fazendo assim das bagas de goji , um poderoso fruto aliado à prevenção do envelhecimento precoce e proteção de doenças.

 

Cacau Cru

Este é um dos alimentos que podiamos fazer uma página inteira, se não mesmo um livro sobre os seus benefícios.

Mas um pequeno pormenor em relação a este super alimento, é que a maioria do cacau e chocolate em pó que é distribuido nos supermercados é processado pelo “método holandês”, ou seja, o cacau é aquecido até 150ºC com a ajuda de uns solventes adicionados, e isto destrói a maior parte nutrientes e dos antioxidantes presentes naturalmente nesta fruta.

Antes de comprar, tenha certeza que o cacau é orgânico e puro e pode ser adquirido na forma em pó ou até na forma naturalmente presente na natureza porque desta forma a temperatura nunca terá excedido os 40ºC permitindo assim que as vitaminas , minerais e antioxidantes que são sensíveis ao calor se mantenham intactos. Os graus de cacau crus, possuem provavelmente a maior quantidade de antioxidantes presentes em qualquer fruta. Também tem bastante magnésio que foi provado como um dos minerais que o humano possui mais deficiência mesmo mantendo ma alimentação equilibrada. Para os preocupados com a alta de ferro no sangue, esta fruta contém 21% da dose diário recomendada deste mineral.

E se para si estes argumentos não são suficientes então fique sabendo que os grãos de cacau têm um resultado no Indíce ORAC (índice que indica a quantidade de absorção dos radicais oxigenados) de 95,500. Nesta perspetiva , esta fruta poderosa contem 14x mais flavoinoides (um tipo de antioxidantes) que o vinho tinto e 21x mais que o chá verde.

 

Maca

O pó de maca proveniente das raízes desta são um superalimento conhecido há milhares de anos pelos peruanos. A maca é cultivada há pelo menos 2000 anos e era consumida pelos guerreiros Incas para aumentar a sua força e resistência. É um alimento altamente nutritivo que tem sido usado tradicionalmente para ganhar energia e vitalidade, promover o desejo sexual , fertilidade e ainda melhorar o sistema imunitário.

Atualmente continua a ser usado como uma alimento medicinal pelos povos peruanos e já é distribuido pelo mundo em forma de suplemento.

 

Açaí 

As bagas de acaí fazem parte da alimentação regular das tribos amazonas. São bastante similares aos mirtilos, por serem bagas redondas e arroxeadas e tem um sabor a fruta tropical e ao serem estudados foi provado o seu poder antioxidante graças ao nível alto de antocianinas,  pigmento que também é encontrado no vinho tinto.

O índice ORAC é de 1, 927. Procure obter a fruta na forma seca e congelada afim de preservar os nutrientes ou se preferir a versão em sumo veja se a marca não pasteurizou ou aqueceu de alguma forma as bagas de açaí.

 

Cocôs

Os cocôs verdes são uma das melhores fontes de eletrólitos na Natureza.

Os eletrólitos são sais ionizados presentes nas nossas células, e transportam a energia pelo nosso corpo. A água de cocô é uma alternativa mágnifica para as as bebidas de desporto tradicionais que estão cheias de açúcares e cores aritficiais. A estrutura molecular da água de cocô é bastante semelhar à do plasma humano, o que significa que é logo reconhecido pelo organismo , ou seja os benefícios são imediatos.

Beber o sumo proveninete do cocô é como fazer uma transfusão de sangue instantânea. De fato, esta era prática era comum durante a Segunda Guerra Mundial no Pacífico, onde ambos os lados usavam a água de cocô, extraída diretamente da fruta para fazer transfusões sanguíneas de emergência aos soldados feridos.

 

Óleo de Cocô

As gorduras saturadas presentes no cocô fazem parte dos ácidas gordos de cadeia média , que são mais facéis de digerir e ser usados em várias partes do corpo que outras gorduras saturadas (como a carne, ovos e manteiga). Enquanto as outras gorduras são imediatamente armazenadas nas células, as de cadeia média são levadas até ao fígado e são imediatamente convertidas em energia. O óleo de cocô aumenta o metabolismo, o que faz com o que o corpo queime mais calorias diariamente o que contribuí para a perda de peso.

Este óleo suporta ao bom funcionamento da função metabólica, tem propriedades anti-bacterianas , anti-virais e anti-fungicas. 

 

Noni

Esta fruta é usado pelos habitantes da Polinésia como um alimento medicional regenerativo há pelo menos 1500 anos.

Documentos de pesquisa indicam que a Noni têm impressionantes propriedas anti-bacterianas , até contra o E-coli.

Têm poder anti-cancro, poder anti-inflamatório, é um atenuante de dores, estimula à reparação das células, e fortalece o sistema imunitário.

A Noni contém múltiplas vitaminas, minerais, enzimas e fitonutrientes. É uma ajuda provada contra as constipações e gripes, problemas digestivos, problemas de pele, dores de cabeça, infenções e mais.

 



2 Comentários to “Super frutas/Frutos de casca dura”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.