Soja: Alimento bastante Benéfico

A soja é própria da China, onde é cultivada há vários milhares de anos. Actualmente  a sua cultura estende-se às regiões temperados dos cinco continentes. As sementes de soja contêm mais proteínas e mais ferro que a carne, mais cálcio que o leite e mais vitaminas B1, B2 e B4 que o ovo; e tudo isto sem conter nenhum colestrol. É optimo substituto da carne para quem é vegetariano e um óptimo substituto do leite, além de ter muito cálcio, bebendo leite de soja é bom para quem é intolerante à lactose (açucar do leite).

Aqueles que já se interessaram por aprofundar o estudo do japonês ficaram surpreendentes com a inexistência nesse idioma de qualquer palavra para referir os calores ou afrontamentos que afligem a mulher durante a menopausa. Obviamente, isso não quer dizer que as mulheres japonesas não atinjam a menopausa, mas simplesmente que estas mulheres passam este período de alteração hormonal sem sofrer transtornos. Além disso, os investigadores também descobriram que as mulheres japonesas e chinesas apresentam menores riscos de sofrer de cancro da mama. Também os homens destes países, apresentam melhor saúde nos seu órgãos reprodutores e um menor nível de colesterol. A explicação de tudo isto deve-se ao seu estilo de vida sobretudo à sua alimentação, a soja é a fonte de proteína deste povo, consomem basicamente todos os dias esta leguminosa.

Propriedades e Indicações:

– Cancro: Reduz o risco de sofrer de diversos tipos de cancro (especialmente: cancro da mama, próstata e cólon), já que a soja possui dois componentes anticancerígenos, as isoflavonas e as saponinas.

– Coração: Diminui o risco de sofrer de trombose coronária e de enfarte do miocárdio. O consumo de soja previne a arteriosclerose e torna o sangue mais fluido melhorando a circulação sanguínea.

– Ossos: Como a soja também é rica em cálcio, aumenta a densidade de cálcio nos ossos e evita a osteoporose. Isto deve-se principalmente à acção estrogénica das isoflavonas da soja. As mulheres beneficiam muito desta propriedade remineralizante da soja, especialmente na época da menopausa.

– Fonte de proteína: fornece em grande quantidade (mais do que qualquer outro alimento vegetal), de grande qualidade biológica (substituem beneficamente as proteínas de origem animal) e de fácil digestão e absorção.

– Menopausa: Alivia os seus sintomas indesejáveis, pelo facto de conter isoflavonas, um tipo de hormonas vegetais que substituem em parte os estrogénios naturais que se produzem nos ovários.

Colesterol: a soja não contem colesterol assim como qualquer alimento de origem vegetal. É rica sim em ácidos gordos insaturados que contribuem na redução da produção de colesterol no organismo.

Pode-se afirmar que a soja é um alimento indespensável para a nossa alimentação devido às inumeras propriedades que possui, não só pelo seu valor nutritivo, superior ao da carne, mas também pelas suas múltiplas possibilidades culinárias e dietéticas.

Curiosidade: pode ser cozinhada como qualquer outra leguminosa em guisados, sopas e pratos frios. Substitui com vantagem o leite de vaca (leite de soja) e o queijo (tofu). Os molhos de soja são nutritivos e conferem um agradável sabor aos diversos pratos. O óleo que se extrai da soja é excelente, tanto do ponto de vista nutritivo como dietoterapêutico.



2 Comentários to “Soja: Alimento bastante Benéfico”
  1. nivaldo
  2. Saúde e Bem-Estar

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :