Sintomas da parotidite

A parotidite é o nome científico para a conhecida papeira, doença mais comum em crianças com mais de 24 meses, o que não descarta a ideia de que adultos também podem adquirir a papeira.

A parotidite é uma doença grandemente infecciosa, cujos primeiros sintomas são o edema das glândulas salivares, localizadas de cada lado da face, à frente e abaixo das orelhas. Inicialmente o edema ocorre de um só lado, passado 24 a 48 horas, pode estender-se aos dois lados, assim como às restantes glândulas salivares na cavidade oral.

Pode surgir tumefacção noutras glândulas, que podem ficar dolorosas. Nos rapazes em idade pós puberdade, pode ocorrer inflamação do escroto, associado a orqueíte (inflamação dos testículos), enquanto que nas moças, pode surgir dor abdominal por inflamação dos ovários ou pâncreas. Outro sintoma que pode ocorrer é otalgia (dor de ouvido) aquando a mastigação.

O vírus responsável pela parotidite têm um tempo de incubação entre quinze e vinte dias, sendo que os primeiros sintomas ocorrem passado uma semana o vírus da parotidite se encontrar na saliva, o qual se mantém até cerca de quinze dias do desaparecimento dos primeiros sintomas. Como tal a pessoa pode estar em risco de contágio, mesmo antes de aparecerem os primeiros sintomas, uma vez que já contém o vírus da parotidite, o que facilita o contágio entre as pessoas.

Em condições normais esta doença regride em sete dias, havendo menor risco de complicações em crianças do que em adultos. O acompanhamento por um médico é aconselhável para a prescrição de medicação, nomeadamente analgésicos e despiste de complicações.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • parotidite sintomas
  • papeira em adulto
  • sintomas de parotidite
  • parotidite em idosos
  • sintomas da parotidite


1 Comentário to “Sintomas da parotidite
  1. francislaine

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *