Será que o Exercício Físico tira o Sono?

Muita gente ainda acredita na ideia, errada de que os exercícios físicos podem atrapalhar e até mesmo tirar o sono. Esta é uma ideia completamente errada! As atividades físicas, podem, muito pelo contrário, ajudar a melhorar o sono. Desde que praticadas na hora certa.

É claro que se for praticar exercícios, como uma caminhada ou uma corrida, antes de dormir você com certeza vai ter problemas para adormecer e para ter uma boa noite de sono. Isso porque o exercício físico vai ativar as suas atividades cerebrais, deixando o seu cérebro e o seu corpo muito mais ligado, impossibilitando assim, a chegada do sono.

A verdade é que ninguém gosta de acordar de manhã com a sensação de uma noite mal dormida, com o corpo cansado, os músculos doloridos. E são vários os fatores que podem interferir durante o sono, e dentre eles o sedentarismo. Por isso, uma das armas para acabar com a insônia, apneia, e todos os problemas de sono é o exercício físico.

O que acontece é que além de todos os benefícios para a saúde dos exercícios físicos, aqueles que todos nós já conhecemos, ele aumenta em 37% ou mais, o período de sono das pessoas com insônias crônicas, um fator bastante significativo.

 

 

Vamos ver algumas dicas para ajudar quem deseja regular e melhorar o sono:

  • Faça caminhadas – Esta atividade traz muitos e muitos benefícios para a saúde, além disso é ótima para aliviar o estresse e relaxar o corpo, fatores que muitas vezes estão ligados aos problemas na hora de dormir. Então o indicado é fazer caminhadas com cerca de 30 minutos de duração todos os dias, opte por lugares tranquilos e bonitos para que você possa tirar o maior proveito deste exercício.
  • Dance – Não é necessário ir até uma aula de dança e pagar por este serviço, esta atividade pode ser realizada em casa mesmo, desde que você tenha disciplina para seguir o treino à risca. A dança além de ser divertida e trabalhar de maneira geral o seu corpo, ainda te ajuda a gastar energias, fazendo com que seja mais rápido cair no sono.
  • Beba água – Ela é essencial para as atividades regulares do nosso organismo, por isso é importante manter o corpo bem hidratado para evitar possíveis problemas, como as insônias. O indicado pelos especialistas é a ingestão de pelo menos, dois litros de água por dia.
  • Atenção a alimentação – A alimentação é um fator importante no sono. Além de você praticar exercícios físicos você deve seguir uma dieta equilibrada em proteínas e carboidratos. E também ter cuidado com as horas das suas refeições. É claro que se você fizer uma refeição muito pesada antes de dormir, a sua noite de sono não será das melhores, isso porque o seu corpo precisa de um certo tempo para fazer a digestão dos alimentos.
  • Procure um médico ou especialista – Os problemas de sono podem estar ligados a vários fatores, para isso é preciso procurar antes um especialista para descobrir as causas e também te indicar os melhores exercícios.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :