Riscos no local de trabalho

Não mude de emprego só porque ele é enfadonho. Há outras coisas com que se deve preocupar no local de trabalho – agentes de risco como o amianto, o pó, produtos químicos industriais, por exemplo, ou acidentes e ferimentos resultantes de uma actividade fisicamente exigente.

Ter uma actividade profissional ligada a uma doença profissional conhecida pode retirar quatro anos à sua esperança de vida.

Os riscos no local de trabalho diferem consoante os empregos e as consequências variam de pessoa para pessoa. Um técnico de radiologia que trabalhe num hospital está exposto a diversos riscos (como as radiações), assim como um operário metalúrgico (que, devido à exposição ao pó dos metais, corre um risco maior de sofrer de cancro do pulmão) ou um mineiro (que, depois de muitos anos a inalar pó de carvão, pode vir a sofrer de pneumoconlose, uma doença pulmonar progressiva). As doenças podem revelar-se alguns anos após a exposição, seja esta directa ou indirecta – algumas mulheres desenvolveram asbestose fatal por sacudirem e lavarem as fardas dos maridos que trabalhavam na construção civil e, deste modo, inalarem uma dose de poeiras microscópicas de amianto.

Fale com o seu chefe ou com o responsável pela saúde e segurança no seu local de trabalho para estar informado dos riscos potenciais que estão associados à sua actividade profissional e saber quais as medidas que você ou o seu patrão devem tomar para minimizar os riscos no local de trabalho.

O seu historial clínico, a par de outros factores como a sua constituição genética, irão influenciar os riscos no local de trabalho. Por exemplo, certas pessoas têm uma predisposição genética para desenvolver asma quando trabalham com produtos químicos industriais ou com metais. Informe-se dos factos antes de se candidatar a um emprego e evite as ocupações com riscos particularmente nocivos para a saúde.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.