Remédios naturais: tratar obstipação (prisão de ventre)

A obstipação ou prisão de ventre é um problema que não escolhe idades e que se caracteriza pela dificuldade temporária em evacuar. É também um problema bastante comum, sendo que grande parte da população mundial já o teve ou tem em alguma fase da sua vida. Este é também um problema com maior incidência nas mulheres, devido a efeitos hormonais.

Este efeito temporário pode, contudo, trazer bastante desconforto ou outras complicações mais graves para quem dele sofre, como desconforto abdominal, acumulação de gases, dores, falta de apetite, entre outros sintomas.

Seguem-se algumas orientações de tratamento e prevenção com remédios naturais.

Conselhos e prevenção

O primeiro passo para conseguir lidar/tratar o problema da obstipação (prisão de ventre) é saber o que o poderá estar a causar. Uma das causas mais habituais é uma alimentação com deficiência em alguns nutrientes, como por exemplo fibras, e a pouca ingestão de líquidos. Também outros fatores para além da alimentação deficiente podem ter grande peso na ocorrência de sintomas, como a falta de prática de exercício físico, uma vida demasiado sedentária ou até períodos de maior ansiedade ou stress.

Se o problema for apenas temporário, a mudança das rotinas diárias ou erradas pode fazer toda a diferença. Seguem-se algumas orientações para a prevenção:

  • Beba diariamente muitos líquidos, de preferência água. A água é fundamental, porque o intestino absorve a água que está nas fezes. Se bebemos pouca água a quantidade percentual que o intestino precisa absorver é maior e resseca as fezes. Aconselhamos que beba diariamente entre 6 a 8 copos de água.
  • Implemente na sua alimentação maior quantidade de alimentos ricos em fibra. Aconselhamos um maior consumo de cereais integrais, frutas e legumes cozidos.
  • Mantenha uma rotina e horário certo para evacuar, por exemplo, após uma determinada refeição, aproveitando desta forma um reflexo que se chama gastrocólico. Esse reflexo estimula o intestino a funcionar sempre que o estômago está dilatado por comida.
  • Pratique exercício físico. Não só vai ajudar com a prisão de ventre, como também com o stress (outras das causas que poderá estar a contribuir para o problema).

Algumas plantas ajudam a tratar o problema da prisão de ventre. Por exemplo, as ameixas são muito eficazes.

Receita:

Vai precisar de:

  • 1 ameixa preta
  • 1 colher de mel
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 colher ( chá )  de aveia  ou farelo de trigo

Como preparar:

Coloque todos os ingredientes acima descritos num liquidificador. Bata bem até ficar uma mistura homogénea. Esta receita deve ser tomada em jejum para um efeito melhor. Aconselhamos a toma, por exemplo, ao pequeno-almoço.

 

Outra plantas são também muito eficazes para combater e prevenir o problema da obstipação (prisão de ventre), como é o caso de dente-de -leão. Aconselhamos que inclua folhas de dente-de-leão nas saladas, beba sumo fresco ou tome uma infusão. O dente-de-leão tem uma ação laxante e depurativa.

Se depois destes remédios naturais e conselhos a obstipação persistir, deve consultar o seu médico.



1 Comentário to “Remédios naturais: tratar obstipação (prisão de ventre)”
  1. João Rosa

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :