Propriedades terapêuticas da Erva-de-são-roberto

erva-de-sao-roberto

Erva-de-são-roberto

Geranium robertianutn L.
Erva-roberta, bico-de-grou Bras.: gerânio
Geraniéceas

Também conhecida por Erva Roberta, além de purificadora do sangue, é ainda útil no tratamento de hemorróidas, úlceras de estômago e intestinos.

Usada no tratamento: aftas, anginas, boca, cancro, diabetes, diarreia, ferida, hemorragia, nefrite, olhos, rouquidão, seio. Útil ainda no tratamento de hemorróidas, úlceras de estômago e intestinos, síndrome de colón irritável, menstruações abundantes, é diurética, daí ser utilizada para tratar alguns tipos de reumatismo e gota.

Pode utilizar-se em forma de gargarejos para aliviar dores de garganta, inflamação da boca e das gengivas, incluindo sangramento das gengivas.

Propriedades terapêuticas: Antisépticas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antidiarreicas, sobretudo devido aos taninos que a compõem e têm uma forte acção adstringente e vaso-constritora, formando uma camada protectora nas paredes interiores do intestino e nas suas membranas mucosas, contraindo os capilares e reduzindo a perda de fluido.

Partes utilizadas: parte aérea, fresca ou seca.

Identificação: de 0,10 a 0,40 m de altura. Anual, caule avermelhado, delgado, intumescido nos nós, sobretudo na base, viloso, ramoso e em moitas; folhas verde-claras, triangulares, palmadas, com 3 a 5 segmentos lobados; flores cor-de-rosa-malva e violáceas (Abril-Se-tembro), 2 por cada pedúnculo, 5 sépalas erectas, 5 pétalas inteiras e estriadas, 10 estames com anteras alaranjadas, pistilo com 5 carpelos, 5 estigmas cor de púrpura na extremidade de uma arista; fruto composto por 5 aquénios, contendo cada um deles uma semente ejectada pela brusca divisão da arista; raiz esbranquiçada, delgada e aprumada.

Habitat: Europa, terrenos baldios, matas, muros; frequente em quase todo o País; até 1800 m.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • erva de são roberto
  • erva de s roberto
  • erva sao roberto
  • chá de são roberto
  • erva s roberto


10 Comentários to “Propriedades terapêuticas da Erva-de-são-roberto
  1. jaime cardoso
  2. Maria Helena Sousa
  3. Maria Helena Sousa

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *