Propriedades terapêuticas da Bétula

betula

Bétula

(Betula alho L. Vidoeiro, bidoeiro, bédulo, vido)
Betuláceas

Identificação: de 20 a 30 m de altura. Árvore; tronco esguio, ramos flexíveis, sendo os jovens pendentes; casca lisa castanho-dourada e mais tarde branca e acetinada; depois dos 20 anos, abre gretas e desprende-se em lacínias na base; folhas glabras, brilhantes e escuras na página superior, triangulares ou romboidais, dentadas no ápice, com nervuras espaçadas, caindo a partir de Outubro; amentilhos masculinos (Abril-Maio), amarelo-alaranjados e compridos, amentilhos femininos pedunculados, curtos, com estigmas vermelhos, caducos na maturação; aquénio pequeno e alado (a)

Cheiro levemente aromático e penetrante.

Habitat: Europa; até 2000 m.

Partes utilizadas: gemas, casca e seiva (Primavera), folhas (Junho-Setembro).

Propriedades: anti-séptico, cicatrizante, colerético, depurativo, diurético, estimulante, sudorífico.

Esta árvore é muito famosa desde a antiguidade. Pode ir até aos 30 metros de altura, a sua folhagem não é muito espessa com amentilhos flexíveis. Cresce sobretudo em terrenos fresco e arenosos. O seu aspecto é de uma árvore bonita e graciosa.

Utilizações ao longo dos tempos

– alimento vegetal

– a sua madeira e casca  foi muitas vezes utilizada pelas mais variadas profissões nas terras do ocidente desde tamanqueiros, carpinteiros de carros, pedreiros, marceneiros, tintureiros, perfumistas e curtidores de peles.

– A sua ramagem era utilizada para fazer varas usadas pelos os apreciadores de sauna.

Aplicações da medicina

As propriedades terapêuticas da bétula são mais recentes  do que a sua utilização na vida quotidiana do Homem. Foi citada pela primeira vez pela Santa Hildegarda, no século XII, devido à acção cicatrizante das suas flores. Hoje em dia, utilizam-se também as folhas, a casca, as gemas e a seiva como remédio. A secagem é realizada à sombra.




2 Comentários to “Propriedades terapêuticas da Bétula”
  1. Paula Zanforlin
    • Paraguayita Paraguaya

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :