Propriedades medicinais dos medicamentos naturais

Os medicamentos naturais são uma boa opção para manter o nosso corpo saudável. Para isso podemos recorrer a suplementos alimentares, remédios homeopáticos, ervas, óleos essenciais, entre outros produtos para usufruirmos das suas propriedades medicinais. Estes encontram-se disponíveis no meio ambiente, lojas de produtos naturais e também já em alguns hipermercados, devido à sua crescente reputação. Neste artigo sugerimos alguns medicamentos naturais, cujas propriedades medicinais podem ser muito úteis:

Alfazema – o seu cheiro tem efeito de relaxante muscular, por isso também é indicado para o stress, insónia e dores de cabeça, além disto também tem um efeito diurético, expectorante, anti-inflamatório e anti-séptico. Está disponível em óleos essenciais.

Arnica – tem um efeito anti-inflamatório, de relaxante muscular, tem um efeito de cicatrização de ferimentos superficiais, combate hemorragias leves e pode ainda servir como anti-pirético. Pode ser encontrado em gel ou creme.

Baga do sabugueiro – o seu extracto é utilizado para o tratamento de gripes, constipações e outras afecções brônquicas, sendo também aconselhado para doenças nervosas e metabólicas.

Calendula – é indicado para picadas de insectos, queimaduras, golpes ou arranhões, uma vez que possui propriedades anti-sépticas e cicatrizantes. Existe em gel, creme ou bálsamo.

Camomila – alivia o stress devido ao seu poder sedativo, tem um efeito anti-inflamatório e espasmolítico na mucosa gástrica e duodenal e possui ainda propriedades anti-alérgicas. A sua flor seca é utilizada no chá.

Equinácea – possui propriedades anti-cancerosas, antibióticas, antivíricas e anti-inflamatórias, sendo esta indicada para constipações, gripe, infecções e golpes. Está disponível em cápsulas ou extracto.

Eucalipto – da sua folha é aproveitado o óleo, que tem propriedades descongestionantes para o tracto respiratório, de relaxante muscular e alívio de dor de cabeça.

Gengibre – a sua raiz tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e está também indicada para constipações, congestão do tracto respiratório, enjoos e má disposição a nível do cérebro.

Melaleuca – as suas propriedades medicinais incluem o efeito anti-séptico, antibiótico, fungicida e antivírico. Os seus óleos essenciais são utilizados pata infecções dérmicas e picadas de insectos.

Sais de Epsom – indicados para mialgias (dores musculares), e para alívio da tensão muscular.

Sal Marinho – utiliza-se em gargarejos quando a garganta está inflamada e como sais de banho.

Valeriana – tem uma função relaxante, sedativa, ansiolítica, por isso o seu extracto é indicado para situações de insónia e alivio de dores ligeiras.



2 Comentários to “Propriedades medicinais dos medicamentos naturais”
  1. Joana Santos
  2. cristina lopes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :