Prevenção da Osteoartrose

Como prevenir a Osteoartrose

Existem alguns factores sobre os quais podemos intervir  para a prevenção da osteoartrose tais como a (obesidade, densidade mineral óssea, factores alimentares, tipos de desporto/actividades). A terapêutica actualmente disponível visa o alívio dos sintomas, controlo da inflamação e possível protecção da cartilagem.

A actividade física

A actividade física, aeróbica, regular e adaptada ao indivíduo (como a marcha em solo plano e a prática de natação ou bicicleta), permite o condicionamento global e o aumento da coordenação motora e do equilíbrio, contribuindo para a profilaxia de quedas. Pode complementar com programas de exercícios localizados, essenciais para o fortalecimento muscular e para a protecção articular.

A obesidade

Para quem é obeso, o emagrecimento  é comprovadamente uma das principais terapêuticas na osteoartrose.

Vestuário

Utilização de vestuário e de calçado apropriados, bem como, eventualmente, de ortóteses plantares.

A alimentação

A alimentação deve ser equilibrada, rica em de vegetais.

Medicamentos para a dor

Dos fármacos analgésicos disponíveis, o paracetamol é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento inicial e a longo prazo (se for eficaz).itar

Os anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) apresentam eficácia superior ao paracetamol no controlo da dor e da inflamação, mas também maior potencial de toxicidade.

A injecção intra-articular de corticóide (geralmente nos joelhos e mãos) é eficaz nas crises de agudização álgica,  podendo ser usado como alternativa em casos de contra-indicação à terapia oral ou cirúrgica.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • osteoartrose prevenção
  • prevenção da osteoartrose
  • como prevenir a osteoartrose
  • prevenção osteoartrose
  • alimentação artose


3 Comentários to “Prevenção da Osteoartrose
  1. Cristian
  2. las

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *