Porque Necessita o Mundo de Bem-Estar Hoje Em Dia?

De um modo geral, a nossa alimentação e nutrição é cada vez mais deficiente e, mais do que nunca, estamos menos saudáveis,

Afirma David Heber, Ph.D, Presidente do Conselho Nutricional da Herbalife.

Isto, aliado a outros factores decorrentes dos actuais estilos de vida, como o stress e a poluição, pode aumentar os riscos de uma série de doenças e obesidade.

Estatísticas Vitais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a obesidade como uma doença crónica, advertindo para o facto da obesidade estar prestes a ultrapassar algumas das causas de doença mais comuns, como por exemplo, a subnutrição e doenças contagiosas.

De acordo com o Relatório Nacional da Auditoria sobre como Travara Obesidade em Inglaterra, de 2001, os quatro problemas mais comuns relacionados com a obesidade são:

  • Hipertensão Arterial
  • Doenças Coronárias
  • Diabetes doTipo 2
  • Determinados tipos de cancro

O último Inquérito de Saúde, preparado para o Ministério da Saúde, relata que 43% dos homens e 33% das mulheres tinham excesso de peso em 2003. No mesmo ano, 22% dos homens e 23% das mulheres eram obesas e, com base nas tendências actuais, 33% dos homens e 28% das mulheres serão obesos em 2010.

Os resultados do Inquérito indicam que 19% dos rapazes e 22% das raparigas, com idades compreendidas entre os 2 e os 15 anos, serão obesos em 2010.

O Livro Verde da Comissão das Comunidades Europeias referente à ‘Promoção de Regimes Alimentares Saudáveis e da Actividade Física’ realça que:

  • A diabetes do tipo 2 está relacionada com a obesidade, com um tipo de vida sedentário e, com um regime alimentar com um elevado teor de gordura e de ácidos gordos saturados.
  • Estima-se que, nos países industrializados, aproximadamente, 30% de todos os cancros esteja relacionado com factores de ordem alimentar.

O crescimento da tecnologia e dos alimentos preparados; a nossa dependência dos transportes motorizados em vez de andarmos a pé; os estilos de vida sedentários; e os horários apertados, que nos deixam com pouco tempo para fazermos exercício e para preparar refeições saudáveis, originaram o aumento de peso das populações.

Os nossos estilos de vida atarefados não são compatíveis com as opções saudáveis que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas anos mais tarde. Hoje em dia, a maioria das pessoas não obtém o que os especialistas consideram essencial para um excelente bem-estar em termos de alimentação, exercício físico e hábitos de estilo de vida.

Factores que Afectam o Bem-Estar

  • Alimentação à base de ‘comida de plástico’, que tem um elevado teor de gordura e poucos nutrientes.
  • Alimentos de conveniência, excessivamente processados.
  • Estilo de vida sedentário.
  • Poluição.
  • Stress.
  • Determinados tratamentos médicos.
  • Falta de fibra alimentar proveniente de frutos, legumes e cereais integrais.
  • Insuficientes fontes de proteínas saudáveis na nossa alimentação, para um suporte saudável dos músculos e ossos.
  • Falta de repouso adequado.

A Boa Notícia!

Apesar desta informação ser preocupante, existem boas notícias. Desde que controle a sua dieta alimentar e nível de actividade, tem a possibilidade de melhorar o seu bem-estar imediato e futuro. Tudo o que necessita é de informação correcta e vontade de a pôr em prática.

Faça hoje mesmo uma avaliação do seu bem-estar grátis.

Lembre-se, melhorar o seu bem-estar é um processo gradual. Seguindo os passos e as dicas que lhe vamos oferecer em resposta à questionário da avaliação de bem-estar
e, fazendo os ajustamentos necessários, pode melhorar o seu bem-estar a partir de hoje mesmo!



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.