Poluiçao sonora aumenta doenças cardiovasculares

De acordo com a análise feita pelo Grupo de Trabalho sobre as Doenças do Excesso de Ruído Ambiental da OMS (Organização Mundial de Saúde), milhares de indivíduos perdem anos de vida saudável devido aos efeitos da poluição sonora, por exposição crónica ao ruído. Sendo assim a poluição sonora é um agente relevante que contribui para a morte precoce, e como tal é melhor optar por diminuir o volume do som ou colocar isolamento acustico.

Está comprovado que existe uma forte relação entre o ruído e as doenças cardiovasculares: a exposição continuada à poluição sonora existente no trânsito é responsável por mais de 200 mil mortes por ano em todo o mundo. Esta relação é explicada através do stress crónico, originado pelo ruído, e que coloca o nosso corpo num estado de alerta exacerbado, que liberta continuamente hormonas que induzem o stress, o cortisol e a epinefrina, mesmo enquanto se dorme, pois o nosso cérebro fica em alerta para qualquer som existente. Estas hormonas provocam doenças cardiovasculares, como a hipertensão, paragens cardíacas, ataques cardíacos ou até tromboses.

O limite mínimo a partir do qual o ruído pode ser prejudicial ao sistema cardiovascular corresponde a uma exposição prolongada a uma intensidade sonora de 50 decibéis ou mais, que equivale ao ruído existente num restaurante que se encontra cheio. Contudo se estiver permanentemente com um ruído de fundo de baixa intensidade sonora, o stress pode aumentar e provocar igualmente doenças cardiovasculares, que podem ser fatais. Basta uma intensidade sonora de 35 decibéis para aumentar esse risco. Também o ruído nocturno pode ser prejudicial ao ser humano, uma vez que interrompe o sono profundo, o que leva a uma fadiga extrema, irritabilidade e consequentemente agressividade.

De forma a prevenir todos estes riscos para a sua saúde e diminuir a poluição sonora, não se esqueça de tomar medidas, tais como diminuir o volume do rádio, ou utilizar isolamento acustico em sua casa. Assim vai conseguir relaxar melhor.



1 Comentário to “Poluiçao sonora aumenta doenças cardiovasculares”
  1. Ana

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :