Planear as refeições

Fazer um plano dietético adequado é aconselhado para uma vida mais saudável e longa. Contudo, a maioria de nós tem também uma vida muito agitada, que se divide frequentemente entre as preocupações profissionais e familiares, restando muito pouco tempo para cuidarmos corretamente das nossas refeições.

Então qual é o segredo para conseguir fazer alimentações saudáveis durante uma semana demasiado ocupada? O segredo está em planear as refeições!

Seguem-se, por isso, algumas dicas para conseguir planear as refeições familiares de forma eficaz. Confira-as!

  • Planear o básico – Ao planear a refeição deve colocar a si próprio 3 questões importantes:

1 – Quais são as preferências de quem vai efetivamente comer as refeições? Ao planear as refeições para a semana deve ter sempre em conta os gostos de quem as vai ingerir ou corre o risco destas não serem utilizadas, acabando por perder tempo e desperdiçar alimentos.

2- Qual será a sua disponiblidade de tempo? Pode optar por planear as refeições com vista no tempo que irá ter posteriormente tanto para as consumir como no tempo que irá precisar para os preparativos finais. Por exemplo, pode preparar refeições que apenas terá de aquecer no microondas antes de cada refeição ou preparar refeições que ainda vão-lhe exigir uma preparação de algumas etapas antes da refeição. Tudo irá depender da sua disponibilidade.

3 – Planeie cuidadosamente os alimentos que irá utilizar para confecionar as refeições. Faça uma lista cuidada de tudo que irá precisar de comprar durante a sua ida ao supermercado. Lembre-se que as suas refeições ao longo da semana devem conter nutrientes dos vários grupos alimentares nas proporções adequadas, para maximizar a energia, reduzir a fome e estimular a perda de peso. Tente sempre incluir nas refeições legumes, para se assegurar de que não fica com uma dieta muito rica em proteínas.

  • Mantenha as refeições equilibradas – Planear as refeições é importantes, mas estas devem ser sempre bem equilibradas.

Este pormenor é especialmente importante se o seu objetivo é preparar refeições com poucas calorias. Muitos de nós ainda temos a ideia errada de que o principal de uma refeição é um bom pedaço de peixe ou carne. Contudo, uma refeição equilibrada, hoje em dia, deve incluir uma proporção muito maior de legumes, grãos integrais, vegetais e frutas e apenas uma pequena porção de carne ou peixe.

 

Em conclusão, existem muitos benefícios em preparar as refeições com alguma antecedência. Não só vai estar a poupar muito tempo, como também vai poder elaborar refeições equilibradas e que lhe permitem ingerir todos os nutrientes essenciais para uma vida longa e mais saudável. Recebemos também muitos benefícios no que concerne ao nosso relacionamento familiar, fazendo diariamente refeições regulares bem planeadas.



Sem comentários to “Planear as refeições”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :