Piolhos: mitos

Os piolhos são um problema que afeta muitos, especial crianças em idade escolar, mas que também é dos mais mal interpretados. Existem vários mitos sobre piolhos, alguns deles podem ter uma ponta de verdade, mas a maioria são simplesmente mal-entendidos generalizados.

Segue-se uma lista dos mitos sobre piolhos mais frequentes e aos quais deve estar atento:

  1. Os piolhos podem saltar de pessoa para pessoa: Isto não é verdade! Piolhos não podem saltar ou voar. Eles podem passar para outra pessoa  apenas através do contato direto, ou indiretamente por meio de objetos pessoais, como chapéu, pentes, escovas, etc.
  2. É absolutamente necessário o uso de um pesticida na casa para se livrar de piolhos: Embora você possa optar pela sua utilização, realmente não é necessário, nem recomendado. Os piolhos só podem viver por cerca de 2 a 3 dias fora do seu hospedeiro humano. Se acontecer haver ovos dos piolhos na carpete ou móveis, quando chocam eles terão de se alimentar dentro de um curto período de tempo ou acabam por morrer. Aspire a carpete e móveis, e, em seguida, concentre-se na cama, roupas, pentes, escovas e bichos de pelúcia.
  3. Você pode tratar a infestação de piolhos na cabeça com vaselina: Apesar da vaselina poder sufocar os piolhos, não vai matar as lêndeas, ou ovos dos piolhos. Além disso, é muito difícil removê-la do cabelo.
  4. É necessário rapar o cabelo: É verdade que isso vai ajudar a tratar o problema, mas pode ser uma experiência traumática, especialmente para crianças.  A melhor opção é tratar a doença, e remover cuidadosamente todas as lêndeas com um pente adequado para o efeito.
  5. Você pode usar gasolina ou querosene para matar os piolhos: ATENÇÃO: Este não é apenas um meio extremamente ineficaz de tentar tratar piolhos, mas também não funciona. Você nunca deve usar gasolina ou querosene em qualquer parte do corpo, uma vez que os vapores são inflamáveis ​​e podem causar ferimentos ou morte.
  6. Os piolhos podem transmitir doenças: Embora os piolhos se tornem numa condição desconfortável e embaraçosa, o maior perigo está mesmo na erupção ou lacerações no couro cabeludo devido a coçar, levando ao risco deste poder ficar infetado.
  7. Pessoas asseadas não têm piolhos: Isso é completamente falso. Qualquer um pode pegar piolhos, não importa o quão limpo está. Na verdade, os piolhos preferem um couro cabeludo limpo e saudável, mas pouco importa para esses pequenos parasitas que cabeça infestam.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :