O que fazer para acabar com as Alergias / rinite alérgica?

A rinite alérgica, conjunto de sintomas nasais provocados por alergia às partículas transportadas no ar, pode provocar mal-estar ocasional ou constituir um problema grave que interfere na vida quotidiana. Se os sintomas se manifestam nos meses quentes, pode tratar-se das alergias sazonais conhecidas por «febre-dos-fenos», desencadeadas por pólenes nos finais da Primavera e princípios do Verão. Quando os sintomas persistem o ano todo, alergias permanentes, a causa mais provável são o pêlo de animais domésticos, os ácaros do pó ou os bolores. Todos estes irritantes, os alérgenos, produzem os mesmos sintomas. Em geral, as pessoas que sofrem de rinite alérgica têm pouca resistência às constipações, gripe, sinusites e outras infecções respiratórias. Em algumas famílias, a rinite alérgica pode ser hereditária.

Causas da rinite alérgica

Quando certas substâncias entram no organismo, o sistema imunitário tenta destruir as que podem causar doenças, mas ignora as inofensivas, como os pólenes. Nas pessoas alérgicas, o sistema imunitário não distingue entre substâncias benignas e nocivas, e algumas partículas inofensivas provocam a libertação de histamina e de outras substâncias na zona por onde o irritante entrou no corpo — nariz, garganta ou olhos.
Ignora-se por que razão o sistema imunitário hiper-reage, mas alguns cientistas pensam que possa estar fragilizado por uma dieta pobre e pela poluição ambiental. Por isso, deve tomar-se medicação multivitamínica e multimineral.

Sintomas da rinite alérgica

  • Olhos vermelhos, irritados ou inchados, por vezes com olheiras;
  • Espirros;
  • Tumefacção das vias respiratórias;
  • Corrimento nasal claro ou Garganta irritada;
  • Fadiga;

Em vez de fármacos de venda livre, tome o flavonóide quercetina. Os fármacos limitam-se a bloquear o efeito da histamina, enquanto a quercetina inibe a sua libertação sem quaisquer efeitos secundários. Combinada com folhas de urtiga, combate os espirros, o prurido e a tumefacção das vias aéreas.
A vitamina C é o principal antioxidante das células das vias respiratórias. Apoia o sistema imunitário e pode ter efeitos anti–inflamatórios e anti-histamínicos. O ácido pantoténico, uma vitamina B, deverá reduzira congestão nasal. Pode tomar estes três nutrientes durante toda a época em que costuma ter alergias, mesmo que use medicamentos convencionais para aliviar sintomas específicos.
Em utilização prolongada, os ácidos gordos ómega-3 dos óleos de peixe (ou óleo de linhaça) podem ajudar a diminuir os sintomas inflamatórios. A inflamação pode também ser atenuada com chás de plantas medicinais, como camomila, tanchagem, salva, eufrásia e flor de sabugueiro, usadas isoladamente ou misturadas. Deite 200 ml de água a ferver sobre cerca de 10 g das plantas secas, deixe em infusão 10 minutos, coe e beba duas vezes por dia. Para maior eficácia, junte ao chá tintura de alcaçuz (1 colher de chá por chávena).

Cuidados a ter para evitar as alergias

– Evite sair de casa e feche as janelas quando a densidade dos pólenes for elevada.
– Elimine alcatifas e tapetes; em vez de estofos, use capas soltas laváveis nos sofás.
– Forre colchões e almofadas com capas antialérgicas e lave a roupa da cama em água muito quente para destruir os ácaros.
– Limpe bem as áreas húmidas para impedir o crescimento de bolores.

Lavar a roupa da cama em água muito quente (60°C) destrói os ácaros, mas o calor pode estragar os tecidos.
Segundo um estudo australiano, juntar óleo de eucalipto a água menos quente produz os mesmos efeitos. Misture 6 colheres de sopa do óleo com 3 colheres de sopa de detergente líquido da loiça (de outro modo, o óleo separa-se da água). Meta a roupa na máquina de lavar e deixe embeber previamente nesta mistura durante meia hora. Junte depois o sabão e ponha a máquina a trabalhar no programa habitual.
– Algumas plantas medicinais são anti-histamínicos naturais. Experimente chás de erva-doce, gengibre ou hortelã–pimenta, sozinhos ou misturados. O gengibre e a hortelã-pimenta têm também um efeito descongestionante. Beba até quatro chávenas por dia, conforme necessitar, para aliviar os sintomas, só O alho pode também diminuir reacções alérgicas — tome diariamente 2 a 3 cápsulas (de 400 a 600 mg por cápsula).



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.