O que é uma Distensão Muscular?

Uma Distensão Muscular é uma lesão dos músculos e possivelmente também dos tendões. Não deve ser confundida com entorse, que implica estiramento ou ruptura dos ligamentos.

Existem dois tipos básicos de distensão muscular: lesão aguda devido a pressão súbita e excessiva, em que as fibras musculares se rasgam, causando hemorragia, inchaço, dor e perda de força e de função, e lesão por fadiga, em que os músculos sofrem estiramento por serem submetidos a esforço crónico. Neste caso, os músculos ficam doridos, mas não sofrem ruptura e não há perda de força.

As rupturas podem ocorrer quando os músculos são sujeitos a um esforço repentino e violento quando estão frios, fatigados ou fracos por falta de uso. Os ligamentos têm tendência para esse tipo de lesões. Por exemplo, poderá verificar-se ruptura do ligamento quando uma pessoa normalmente sedentária joga uma partida violenta de ténis.
Em contraste, as lesões por fadiga resultam do facto de os músculos serem repetidamente submetidos a tensão durante um período prolongado, como é o esforço da jardinagem. Os músculos das costas e da virilha são vulgarmente afectados por este tipo de lesão, embora as pernas e ombros também sejam vulneráveis.

Diagnóstico e exames complementares

Em geral, o médico consegue diagnosticar uma distensão muscular através do exame da região, mas pode pedir uma radiografia para excluir a hipótese de fractura ou de outra lesão óssea. Em casos mais complicados, poderá pedir uma ressonância magnética a fim de pôr de parte a hipótese de ruptura de ligamento. Um outro auxiliar de diagnóstico é o electromiograma (EMG), em que são inseridos nos músculos eléctrodos em forma de agulha para medir a actividade eléctrica muscular.
Um problema muscular crónico também pode ser avaliado por um especialista de medicina desportiva ou por um fisiatra, médico especializado em reabilitação física.

Tratamentos

O autotratamento é suficiente para a maior parte das distensões simples. Contudo, deve consultar-se um médico se não houver melhoras ao fim de três ou quatro dias ou logo que possível se houver edema acentuado e perda da função muscular. Em tais casos, pode ser receitado um anti-inflamatório não-esteróide, como indometacina, para reduzir a inflamação e o edema e aliviar a dor. A investigação sugere que estes medicamentos não devem ser tomados logo após a lesão; é preferível esperar pelo menos um dia para permitir que a inflamação contribua para libertar a área magoada das células lesionadas.
Um relaxante muscular pode aliviar se houver espasmos. Uma injecção de corti-sona na área lesionada também pode reduzir o edema e a inflamação.
Poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica se um tendão tiver sofrido ruptura ou arrancamento.

medicinas alternativas

Acupunctura – Esta terapia pode reduzir as dores em caso de distensão muscular, mas é pouco provável que seja útil em caso de ruptura de músculo ou tendão.
Técnica de Alexander – Esta técnica é da maior utilidade como medida preventiva. O terapeuta estuda os movimentos do corpo do doente e corrige hábitos que possam ter contribuído para a lesão.
Quiroprática – Os técnicos desta terapia tratam músculos distendidos do pescoço, costas e ombros manipulando e realinhando a coluna vertebral. Também podem usar diatermia para descontrair os músculos.
Massagens – São usadas por atletas, bailarinos e outras pessoas cuja actividade implica uso excessivo e repetitivo dos músculos. Podem ser combinadas com tratamentos pelo calor ou hidroterapia.
Terapia de Rolf – Método de manipulação profunda e muitas vezes dolorosa para desfazer o excesso de tecido conjuntivo que interfere com o bom alinhamento do corpo.
Meditação e ioga – Estas e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a aliviar a dor muscular devido a stress. Tratamento em casa A área lesionada deve ficar imediatamente em repouso, aplicando-se sacos de gelo de meia em meia hora, durante 10 minutos, nas primeiras 24 horas. (Para obter um saco de gelo fácil de moldar sobre a região magoada, encha um saco de plástico com gelo moído, ervilhas ou milho congelados.) A compressão obtém-se envolvendo a parte lesionada com uma ligadura elástica. Dependendo do local da lesão, esta pode ser elevada por meio de uma funda, almofada ou outro suporte.
Ao fim de 24 a 36 horas, pode usar um saco de água quente sobre a parte lesionada. (Não deve fazê-lo mais cedo porque o calor aumenta o fluxo sanguíneo para a área e pode provocar hemorragias e edema.) Nesta altura, já pode tomar um anti-inflamatório que contenha aspirina ou ibuprofeno. O paracetamol reduzirá a dor, mas não a inflamação.
Cremes, linimentos e outros agentes de fricção podem aliviar a dor produzindo uma sensação de calor e dormência. Contudo, estes preparados não são tão eficazes como os anti-inflamatórios no tratamento de uma distensão muscular. Outras causas de dor muscular Entorses, tendinites, fractura da tíbia, luxações, fracturas de fadiga e outras lesões desportivas ou profissionais também produzem dor e edema.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.