O que é Depressão Bipolar

O transtorno bipolar é uma das doenças psiquiátricas mais importantes, muitas vezes associada com as necessidades de tratamentos consideráveis e um ‘peso’ social e profissional, tremendo, tanto para o paciente como para a família. A depressão bipolar também tem sido rotulada de doença maníaco-depressiva, o transtorno bipolar é normalmente referido como sendo uma alteração, episódica, de humor, no entanto é clinicamente grave e pode perdurar durante toda a vida do paciente.
O humor num paciente com depressão bipolar pode balançar de euforia e / ou irritabilidade extrema (definida como ‘mania’) a humor deprimido ou perda de interesse ou prazer (“depressão bipolar”). A elevação menos grave do humor (hipo mania) caracteriza o Transtorno Bipolar II.

Assim, o transtorno bipolar pode ser dividido em dois subtipos principais – Bipolar I e Bipolar II

  1. Transtorno Bipolar I é caracterizado por uma história de pelo menos um episódio maníaco, com ou sem sintomas depressivos.
  2. Transtorno Bipolar II é caracterizado pela presença de sintomas tanto depressivos como uma forma menos grave de mania (‘hipomania’).

Os episódios agudos podem variar em duração, bem como em intensidade, ao longo do tempo. No início do curso da doença, por exemplo, os períodos entre os episódios agudos podem durar meses ou mesmo anos, mas depois estes períodos, livres de sintomas, tendem a diminuir.

Tipos de depressão Bipolar

Existem vários tipos de transtorno bipolar; todos envolvem um grau de episódios de depressão e mania. Estes incluem bipolar I, bipolar II, transtorno ciclotímico, transtorno bipolar misto, e transtorno bipolar de ciclagem rápida.

Bipolar I

A pessoa afetada pela doença bipolar I tem pelo menos um episódio maníaco durante a sua vida. Um episódio maníaco é um período de humor anormalmente elevado, acompanhado de um comportamento anormal que perturba a vida.

Bipolar II

A bipolar II é semelhante ao transtorno bipolar I, os ciclos de humor variam entre altos e baixos ao longo do tempo. No entanto, no transtorno bipolar II, o humor alto nunca chega a ser o de mania.

Ciclo rápido

No ciclo rápido, uma pessoa com depressão bipolar experimenta quatro ou mais episódios de mania ou depressão durante um ano. Cerca de 10% a 20% das pessoas com depressão bipolar têm ciclos rápidos.

Bipolar misto

Na maioria dos transtornos bipolar, os humores alternam entre humores elevados e humores deprimidos ao longo do tempo. Mas com o transtorno bipolar misto, uma pessoa experimenta tanto mania como depressão ao mesmo tempo ou em sequência rápida.



2 Comentários to “O que é Depressão Bipolar”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.