O que é a doença de Parkinson?

A doença de Parkinson afecta o sistema neurológico, afectando os movimentos corporais e aptidão da pessoa de se movimentar. Acontece porque um conjunto de neurónios pertencente à substância negra se degenera. Como a doença de Parkinson tem sintomatologia motora enquadra-se nas doenças do movimento e não nas doenças neurológicas.

A doença de Parkinson, também designada de paralisia trémula, pois tem como característica o tremido dos vários membros, inflexibilidade a nível dos músculos, que se tornam presos, marcha lenta, alterações do equilíbrio, da posição e da forma de andar. Os factores que estão na base da doença de Parkinson ainda não foram descobertos, mas sabe-se que a doença de Parkinson normalmente inicia-se em pessoas entre cinquenta e sessenta e cinco anos. A pessoa começa por apresentar lentidão na articulação de palavras e um fácies pouco expressivo. Depois começa por sentir tremores nas mãos ou nas pernas, depois alguma inflexibilidade à mobilidade, que leva a uma marcha lenta. À medida que os anos passam, os sintomas agravam-se, e a pessoa acaba por arrastar os pés quando anda e com uma postura contraída e curvada.

Os estudos que já foram efectuados demonstraram que existe modificações a nível dos neurónios que se situam nos gânglios das bases, nomeadamente na substância negra, cujas células tem na sua composição melanina.



2 Comentários to “O que é a doença de Parkinson?”
  1. Albertino Lopes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.