O que é a Bulimia Nervosa

Bulimia nervosa

A bulimia nervosa é uma doença que muitas vezes é desenvolvida em segredo. Esta doença é mais fácil de esconder pois as modificações do corpo não são tão visíveis como a anorexia nervosa, levando os doentes a manter a doença camuflada, invisível aos olhos de quem esta mais próximo. Estes doentes muitas vezes sofrem durante muito tempo sozinhos sem que ninguém se aperceba.

Normalmente a bulimia nervosa surge na idade da adolescência. Pode também surgir em idades mais avançadas, a partir dos 20 anos ou mais. É caracterizada pelo consumo exagerado de alimentos, provocando depois o vómito por sentimento de culpa ou com medo de engordar. Estes doentes podem chegar a comer 3 vezes mais do que a proporção habitual de uma refeição. Os alimentos preferidos são alimentos calóricos e açucarados. Por vezes comem mesmo sem fome e quase sem parar. Após um ataque destes, usam muitas vezes laxantes e outros medicamentos para controlar o peso. O exercício físico exagerado também pode estar presente.

Estes doente sentem-se gordos e preocupam-se muito com o seu aspecto físico. Fazem um grande esforço para perder peso estabelecendo dietas rigorosas e privando-se de alguns alimentos. O seu insucesso leva ao desespero de não conseguir controlar o seu apetite, o que faz terem ataques de comer de tudo o que está ao seu alcance para depois vomitar. Evitam saídas sociais, convívios e refeições em família. O seu isolamento leva ao aumentando da sua angústia e desespero. Sentem-se tristes e irritam-se facilmente pois têm comportamentos de insatisfação consigo próprios.
O atraso no diagnóstico desta doença deve-se ao facto de o doente conseguir esconder os seus sinais por muito tempo, dificultando o seu tratamento.



2 Comentários to “O que é a Bulimia Nervosa”
  1. LUCIANA
    • João Manuel

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :