Nutrientes: Hidratos de carbono

Hidrato de carbono é o termo generalizado para o grupo de nutrientes que inclui açúcares, amidos e fibra dietética. Os açúcares e os amidos podem ser digeridos, mas a fibra não é digerível e forma o que por vezes é conhecido por ‘volume áspero’. O hidrato de carbono é o macronutriente necessário em maior quantidade na dieta.

Os hidratos de carbono são a maior fonte de energia do corpo, sendo necessários para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, rins e cérebro, pelo seu papel no fornecimento de glucose. Os hidratos de carbono também apoiam a estrutura muscular.

Hidratos de carbono Simples / Hidratos de carbon Complexos

Os hidratos de carbono são classificados como simples ou complexos. Os alimentos com elevado teor de hidratos de carbono simples ou açúcares simples tendem a ser refinados e, geralmente, contêm menos vitaminas e minerais essenciais. São digeridos rapidamente e fornecem energia ao corpo, pois contêm açúcares refinados, os quais são absorvidos rapidamente pela corrente sanguínea. Isto pode causar um aumento e uma quebra do açúcar no sangue, resultando em flutuações de energia e pode provocar apetite.

hidratos carbono

Os hidratos de carbono complexos, como os amidos, são digeridos mais lentamente. Os hidratos de carbono complexos são constituídos por um número de diferentes unidades de hidratos de carbono simples, ligadas entre si. São desagregados durante o processo digestivo em açúcares simples. O tempo necessário para os separar significa que são digeridos e absorvidos mais lentamente pelo corpo, o que pode resultar numa libertação prolongada de energia.

Boas fontes de hidratos de carbono

Os batidos Fórmula 1 da Herbalife

sao uma deliciosa refeiçao nutritiva num copo!

Se a sua dieta é desequilibrada, beber um batido Fórmula 1 é uma forma prática e equilibrada de obter todos os nutrientes essenciais necessários ao organismo.

  • Contém vitaminas e minerais essenciais, para o ajudar a atingir a dose diária recomendada.
  • Ricos em proteínas
  • Uma excelente forma de ajudar a diminuir os snacks não equilibrados no intervalo das refeições
  • Com controlo de calorias: 222 kcal por dose (quando preparados com 250 ml de leite meio gordo)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.