Manter uma alimentação saudável no Natal

O Natal é uma época de celebração e festividades. Contudo, manter uma alimentação saudável nesta época do ano pode revelar-se um verdadeiro tormento, uma vez que é normal existirem diversos pratos repletos de calorias e alimentos “proibidos” em cima da mesa.

Mas, não desespere, porque conseguir divertir-se no Natal e apreciar as suas comidas típicas é possível, mesmo tentando manter a dieta o mais saudável possível.

O segredo para manter uma alimentação saudável no Natal é planear com antecedência, preparando os seus próprios snacks e refeições, se for eventualmente necessário. O importante é que não se veja sem alternativas e forçado a ingerir alimentos que deitem por terra todos os esforços que fez durante meses.

Aqui ficam algumas dicas úteis para manter uma alimentação saudável no Natal.

 

 

Dica 1

Não se esqueça de tomar um bom pequeno-almoço na manhã de Natal. Inclua no pequeno-almoço pelo menos uma peça de fruta ou vegetal, assim como proteína, como ovos ou nozes. Um bom pequeno-almoço irá mantê-lo saciado durante mais tempo, ajudando a prevenir que caia na tentação de comer em demasia e os alimentos errados.

Dica 2

Prepare um prato delicioso e saudável para a festa. Converse com antecedência com o anfitrião e combine levar uma salada ou um prato rico em vegetais, de modo a certificar-se que irá existir pelo menos um prato pouco calórico e saudável à sua disposição na refeição.

Dica 3

Tenha sempre consigo um pequeno snack saudável, para comer no caso de não encontrar nada saudável que satisfaça os requisitos da sua dieta ou para se manter saciado entre refeições ao longo do dia. Por exemplo, uma maçã ou uma  laranja e alguns frutos secos, como nozes, são uma excelente merenda.

Dica 4

Comer um lanche saudável ou pequena refeição a cada três ou quatro horas ao longo do dia é fundamental para manter a dieta equilibrada nestas alturas do ano e não só. Vai ajudar também a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, sendo muito mais saudável do que consumir uma ou duas refeições grandes durante todo o dia.

Dica 5

Durante a refeição, encha primeiro o prato com alimentos saudáveis. Opte por comer carnes magras, peixes pouco gordos e vegetais deliciosos. Quando já se sentir mais saciado pode petiscar alguns dos alimentos mais calóricos, mas sempre com moderação. O objetivo é não cair na tentação de comer os alimentos errados em grandes quantidades. Se já estiver saciado certamente que irá comer menos deste tipo de alimentos.

Dica 6

Aprenda a controlar-se em relação à porção de comida que come à refeição. Em vez de se proibir de comer um determinado alimento, só porque tem mais calorias, em alternativa aprenda a comer a porção adequada para que não se torne prejudicial. Por vezes, uma pequena dentada é tudo o que precisamos para nos sentirmos contentes e não vai arruinar a dieta.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.