► Natureza      ► Truques Cozinha      ► Produtos Naturais      ► Receitas Rápidas      ► Viver com Qualidade

Garganta Inflamada ou Inflamação na Garganta

 

A dor de garganta (mucosa da faringe) que sentimos é consequência da inflamação na garganta. Em muitos casos é acompanhada por anginas ou infecção das amígdalas, órgãos linfáticos situados na garganta. Esta irritação é um dos primeiros sintomas de uma gripe, amigdalite ou constipação. O principal causador da garganta inflamada é um vírus mas além do vírus há uma bactéria a chamada Streptococcus que também causa inflamações como as anginas provocando dores e febre. Por vezes uma má alimentação com excesso de hidratos de carbono refinados e com baixos teores de micronutrientes como as vitaminas que são muito importantes para um bom funcionamento das defesas do nosso organismo, podem estar na base das infecções na garganta. Para além destes factores existem outros como o cansaço, stress, fumar, e o consumo de álcool que também fazem diminuir a resistência aos causadores das infecções.
Uma causa vulgar da dor de garganta é a amigdalite. As amígdalas protegem a garganta das bactérias invasoras, mas quando as bactérias são em grande número, as amígdalas ficam infectadas e inflamadas. Alguns naturopatas acreditam que crises repetidas de amigdalites podem ser provocadas por reacção alérgica ao leite de vaca; nesse caso, os lacticínios devem ser eliminados.
Uma boa dieta rica em vitaminas D, E, C e ácidos gordos essenciais dos óleos vegetais e do peixe, além de evitar a inflamação na garganta também contribuem para um bom funcionamento do sistema imunitário. Os legumes e frutas são optimas fontes dessas vitaminas e de ferro, elemento também importante para a criação de anticorpos.
Procure na sua dieta ingerir frutas e legumes amarelos ou cor de laranja, como alperces, laranjas, limões, kiwis ou cenouras, e legumes de folha verde-escura, como espinafres, agriões etc., além de terem vitamina C, fornecem betacaroteno, que o organismo converte em vitamina A, importante para as membranas mucosas, incluindo as que revestem o interior da garganta. Outras fontes incluem fígado, bem como margarinas poliinsaturadas e cremes para barrar com baixo teor de gordura, que, por lei, devem ser enriquecidos com vitamina A. O azeite e os abacates são uma boa fonte de vitamina E
A ingestão de iogurtes ricos em acidophilus, após a medicação por antibióticos, contribuem na reposição de bactérias da flora intestinal — fonte importante de algumas das vitaminas do complexo B — destruídas pela medicação.
Os médicos naturalistas recomendam a ingestão de sumo de um limão e uma colher de sopa de mel a um copo de água quente para obter uma bebida que alivia a garganta inflamada. O limão contém vitamina C, que estimula a produção de saliva, o que acalma as mucosas irritadas, e o mel também suaviza a dor de garganta.
Outro método natural para tratar a garganta inflamada consiste em gargarejar com chá de salva. A salva-bastarda é preferível à salva-de-jardim, mas ambas são consideradas eficazes.
A dor de garganta costuma durar três a quatro dias; se a inflamação na garganta persistir durante mais tempo, consulte o seu médico, pois pode ser um dos primeiros sinais de uma doença, como a mononucleose infecciosa ou a papeira.

 

Consuma alimentos com propriedades benéficas

• Fruta e legumes, que fornecem  vitamina C
• Aumentos ricos em vitamina A e betacaroteno, como fígado
(excepto em caso de gravidez), cenouras e espinafres
• Peixe gordo, que fornece vitamina D
• Azeite e abacates, fontes de vitamina E
• Iogurte rico em acidophilus para proteger dos efeitos dos antibióticos

 

Reduza ou excluia completamente

• Tabaco e álcool.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • garganta inflamada
  • inflamação na garganta
  • dores de garganta
  • inflamaçao garganta
  • inflamacao de garganta

Sem Artigos Relacionados.

Se gostou do Artigo:
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos
Escrito por Vida de Qualidade em Doenças Prevenção, Tratamento e Sintomas
25 Comentários

Tags: , , , ,

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

25 pessoas comentaram a mensagem “Garganta Inflamada ou Inflamação na Garganta

  1. ThyagoTCM diz:

    Muito bom, geralmente 2 ou 3 vezes no ano fico com a garganta inflamada, graças a essa materia sei agora do que se trata.
    Obrigado.
    Abraços

  2. ThyagoTCM diz:

    A Bebida feita com o Limão o mel e agua é muito boa depois de alguns minutos.
    Apesar de não ser nada prazeroso no inicio.
    Doeu bastante.
    Mais valeu a Pena a dor, aliviou muito.
    Obrigado pelas Dicas;
    Abraços

  3. krol diz:

    nossa nao to mais aguentando essa dor de garganta ta me matando to desde de quarta-feira sem comer nada e hoje é sabado ja ai ta u saco essa dor orrível mais vou tentar as dicas tomara q de certo bjos…

  4. Izabelly diz:

    minha garganta tá doendo MUITO msm, não aguento mais. ainda por cima tô com febre, dor no corpo e dor de cabeça… já fazem 2 dias. vou tentar o limão com mel! espero que dê certo! (yn)

  5. iranice melo diz:

    minhas dores de garganta pode ser causada porque eu tenho o virus da herpes?

  6. Maria diz:

    Sinto muita dor de garganta desde pequena já tomei vários medicamentos como amoxilina,celestamime,cepacaina,propolis em spray, fiz vários gargarejos caseiros e já fui em vários otorrinos e nada continua do mesmo jeito,só deu uma aliviada quando tomei uma injeçao,quando já não coseguia falar mas voltou as infecções,não tomo nada gelado e mesmo assim continua doendo.Fico quase o ano todo com coriza,principalmente em tempos frios e além de me sentir sempre cansado só respiro pela boca.Não aguento mais agora só falta fazer uma videolaringoscopia,não sei se é o caso.Por favor me ajude com uma solução.Desde já agradeço.

  7. bom vou fazer este cha pra ver se realmente resolve obrigado

  8. trabalho cantando em uma orquestra foço muito a garganta pelo fato de ter que cantar 4:00 direto em um unico baile ficaria muito agradecido se alguem me dece uma dica de um remedio para previnir garganta enframada estou sofrendo muito com isto

  9. olá.
    nem minha gargata nem minha faringe estar enflamada, um musculo antes da amidulas dói de mais ja fiz outros tratamentos até com atibioticos mais nada estar do mesmo geito… quero sugestão. abrigado

  10. giovanna diz:

    muito bom

  11. natalia ramos diz:

    bom dor de garganta é horrível,mas tem solução…com remédio amoxicilina é um deles.

  12. aminha garganta inflama quase todo dia sempre tomo disflamatório só melhoro com dinflamatório é um invelope por mes tem dia que tomo de 3 comprimidos por dia pra disflamar

  13. Mayara Rhayana Bello Labes diz:

    oi entao estou com gripe e saiu uma ferida bem grande no final do ceu da minha boca quase na garganta
    parece uma afita e esta me encomodando muito isso pode ser por causa da gripe??? bjoo

  14. Franklin diz:

    Nossa, eu rio dessas pessoas que acham que vão se curar da inflamação de garganta só com esses chazinhos (se nem antibiótico resolve). No máximo melhora um pouco o desconforto e só. Só faltou recomendarem o maldito paninho com álcool no pescoço (invenção de algum desgraçado que nunca teve bronquite ou inflamação de garganta na vida).

    Aqui a receita para a cura da inflamação de garganta:

    1) Estude bastante na vida e escolha uma carreira que dê muito dinheiro (não case e nem tenha filhos, pq além de ser coisa de quem é pobre de espírito, tb danifica o patrimônio; as suas empregadas terão filhos, VOCÊ terá SUCESSO!).

    2) Com o dinheiro que vc ganha graças ao seu esforço e safrifício pessoal sem ter precisado lamber o pé de ninguém, pague um bom plano de saúde.

    3) Com o caderninho do plano, consulte um bom médico que fará uma cultura de uma amostra da sua garganta e descobrirá não só a espécie da(s) bactéria(s) causadora(s) da doença, como também quais os antibióticos mais efetivos para o caso (ISSO é MEDICINA de VERDADE!).

    4) Tome os medicamentos e relaxe sabendo que está sendo muito bem assistido.

    Viram como é simples?

  15. kleber diz:

    Estou com um mal estar na região da barriga e dores também, uma forte dor na garganta com aftas grandes acompanhadas de febre e calafrios.
    Será que inflamação ou estomatite?

  16. Neia Lima diz:

    um alerta garganta inflamada e muito perigoso , meu fillo rafael teve minigite viral por conta de uma garganta inflamada ……….

  17. a minha só doi muito depois que fumo o dia inteiro

  18. Neiziane Andrade diz:

    a minha doi quando bebo muita bebida gelada

  19. Cassia Cupe diz:

    Minha filha está com a garganta inflamada a dias, (pelo menos uns 20 ).Mesmo tendo sido medicada nos primeiros dias, a irritação e dor não cessam.Estou muito preocupada.Amanhã retornarei ao médico.

  20. [...] Portugal. O Bepanthene tem exatamente o mesmo princípio ativo do Bepantol, o dexpantenol (ou pró-vitamina B5), mas o veículo ou excipinete não é o mesmo! Sabe aquele sensorial grudento e textura pesada [...]

  21. o q bom pra rocos durante o sono

  22. minha garganta esta muito inflamada e doe ate o ouvido o que tomar pra sarar

  23. minha garganta esta muito inflamada e doe ate o ouvido o que tomar pra sarar

  24. Minha garganta está doendo muito e estou com febre, agradeço pela leitura.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.