Higiene segurança e qualidade de vida

Manter a higiene e a segurança do ambiente em que vivemos é essencial para manter uma vida muito mais organizada e tranquila. Desta forma é possível proteger a integridade física e mental de todos que estão presentes no local. O ambiente de trabalho também precisa ganhar essa atenção para que os trabalhadores possam viver em um local saudável para realizarem suas tarefas diárias.

A higiene é como uma prevenção e está relacionada a prevenção de diversas doenças, assim podemos afirmar que a higiene pode impedir que as pessoas adoeçam através de bactérias, germes ou vírus que podem estar presentes em qualquer coisa que não tenha recebido a higiene necessária. No ambiente de trabalho é essencial que o ambiente esteja limpo, pois os funcionários podem adoecer por conta da falta de higiene e ficarem ausentes do trabalho  ou podem desenvolver doenças mais complexas ou até mesmo doenças que exijam cuidados pelo resto da vida.

 

 

A empresa precisa se preocupar tanto com a higiene quanto com a iluminação adequada, a temperatura mais confortável e a diminuição de ruídos desnecessários que podem distrair ou até mesmo estressar os profissionais. A má iluminação pode cansar as vistas dos funcionários e também afeta o sistema nervoso, desta forma contribui para a má qualidade dos trabalhos. A iluminação ruim também pode ser a causa de alguns acidentes dentro da própria empresa. As temperaturas elevadas também podem afetar os funcionários e pode deixá-los incapazes de continuar realizando o trabalho.

Temperaturas e a umidade inadequadas pode fazer com que o funcionário tenha problemas de saúde ou sofre um acidente por algum mal estar. Por isso é importante que a empresa permita que os funcionários usem roupas adequadas para a temperatura que irão enfrentar e providencie o necessário para que a jornada de trabalho seja mais confortável. Os ruídos podem afetar a audição do profissional de uma forma permanente, por isso é tão importante que os equipamentos sejam usados de forma adequada para garantir a segurança.

A empresa precisa estar preocupada em consciencializar os funcionários sobre a importância dos equipamentos de segurança e como usá-los da forma correta para que a saúde não sofra nenhum dano. Muitas pessoas acham que os equipamentos de segurança atrapalham na execução do serviço e existem empresas que nem se importam em distribuir os equipamentos, mas é de extrema importância usá-los para prevenir qualquer problema futuro e evitar acidentes.

A empresa pode preservar os seus funcionários diminuindo o ritmo acelerado de trabalho, reduzindo a jornada de trabalho, poderá dar pausas para descansarem, diversificar as tarefas para que não fiquem cansativas e para não causarem danos por movimentos repetitivos, deverá garantir a segurança do trabalhador distribuindo os equipamentos de segurança, poderá incentivar a boa convivência dentro do ambiente de trabalho e até mesmo reconhecer o bom trabalho de cada funcionário.

Para melhorar a segurança, a qualidade de vida e a higiene no ambiente de trabalho, a empresa também precisa estar atenta as sugestões ou reclamações de seus funcionários. Desta forma podem criar um vinculo de confiança, onde o funcionário se sente muito mais motivado para realizar as tarefas diárias.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :