Fondue de queijo

O fondue de queijo é um prato tradicional da Suíça, em que o queijo é derretido num aparelho de fondue especial eléctrico ou tradicional, feito de barro, esmalte ou cobre, onde são mergulhados bocadinhos de pão. Normalmente o queijo de fondue mais indicado para o fondue é o Emmental, o Gouda e principalmente o Gruyére.

A duração da elaboração do fondue de queijo é curta, uma vez que enquanto o queijo de fondue vai derretendo as pessoas vão se servindo, sendo que o tempo de demora da preparação do material é cerca de 5 minutos e o tempo que o queijo de fondue demora a derreter é variável dependendo do tipo de aparelho de fondue.

Disponha o aparelho de fondue no centro da mesa com o queijo dentro. Se for eléctrico ligue-o à corrente, se for tradicional acenda a fonte de calor. Quando o queijo de fondue estiver derretido, com o garfo do fondue, leve os bocadinhos de pão até ao queijo de fondue, embebendo-o, girando o garfo.

Eis aqui uma receita de fondue de queijo: precisa de 150ml de leite, sal, pimenta branca em pó, dois dentes de alho, 1 colherada de sopa de kirsch, 350g de queijo de fondue aos cubos, 400ml de vinho branco e uma baguete.

Friccione os dentes de alho no interior do aparelho de fondue, e só depois adicione o leite e o queijo de fondue, e leve a aquecer lentamente, envolvendo com uma colher de pau até que o queijo esteja derretido, e se tornar num creme macio. Depois extinga a fonte de calor, e aos poucos adicione o vinho e o kirsch. Por fim condimente a gosto, e volte a colocar no lume para aquecer, sem que levante fervura.

Corte bocadinhos de pão em cubinhos, para molhar no queijo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.