Exercícios Físicos x Saúde

O exercício físico é caracterizado por qualquer atividade física que mantenha ou aumente a sua aptidão física, e que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida, ou então servir apenas como uma atividade recreativa.

A saúde é a condição física e mental do corpo em relação as doenças e ao bom funcionamento de todas as funções do corpo, sejam eles a nível físico ou mental. Por isso, costuma se dizer que quem tem uma boa saúde, normalmente é uma pessoa fisicamente ativa, sem doenças, ou qualquer tipo de distúrbio corporal e / ou psicológico.

 

 

 

 

  • Mas qual é a relação entre esses dois conceitos?

A prática regular de exercícios físicos gera benefícios para o corpo todo, nas mais diversas áreas, como tonificação dos músculos, melhora na respiração, melhoras nos níveis de gordura corporal, enfim… No entanto, a mais significativa é a melhora geral que essa prática pode trazer para a sua saúde.

  • Como? Vejamos os exemplos:

– Uma pessoa sedentária é alguém que não pratica exercícios físicos. E isso pode provocar sérios problemas para o organismo, como perda de flexibilidade articular, hipertrofia das fibras musculares, hipertensão, diabetes, aumento do risco de infarto miocárdio, entre outros. E todos esses fatores podem ser evitados uma vez que o indivíduo pratique exercícios físicos pelo menos, 3 vezes por semana. Uma dica é fazer uma caminhada diária de cerca de 30 minutos, isso ajudará no bom funcionamento do seu organismo e numa melhora significativa na sua qualidade de vida.

– O fato das pessoas ficarem acima do peso também está relacionado, entre outros fatores, à falta de exercícios físicos. E todos sabemos que os quilinhos a mais afetam não só a nossa estética e preocupação com a aparência física, como também pode causar sérios danos para a nossa saúde. A gordura acumulada provoca a obesidade, diabetes, aumenta os níveis de colesterol, além de aumentar também o risco de desenvolver hipertensão.

– Outra doença que pode ser amenizada e até mesmo evitada com a prática regular de exercícios é a osteoporose. Uma vez que durante as atividades físicas o seu corpo está em constante movimento, e você trabalha o fortalecimento tanto dos músculos como dos ossos, isso faz com que os seus ossos se tornem mais fortes e menos susceptíveis a doenças como a osteoporose.

Entre esses, há muitos outros benefícios para a saúde com a prática regular de exercícios físicos.

Se você ficou convencido de começar agora a praticar aqui vai algumas dicas:

  •           Alimentação – O seu trabalho físico não valerá de nada, ou quase nada, se ele não estiver associado a uma boa alimentação. É essencial ingerir alimentos que te ajudem tanto fornecendo energia para os seus treinos como ajudando a alcançar os seus objetivos.
  •            Água – A água é responsável por grande parte do bom funcionamento do nosso organismo. E com a prática de exercícios o nosso corpo perde muita água através do suor. Por isso é importante se hidratar bem, bebendo no mínimo 2 litros de água por dia.
  •           Consulta de um médico – Antes do início de qualquer atividade física é essencial que você consulte um médico ou especialista para comprovar se você está ou não apto a pratica-lo. Isso é muito importante, não coloque a sua saúde em risco.

Como pode ver, o exercício físico é muito benéfico para a saúde, mas é preciso ter alguns cuidados.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :