Exercícios e desintoxicação,Exercícios aeróbicos

Muitas pessoas pensam que o exercício constitui uma forma de fortalecer os músculos e de perder as gorduras acumuladas no corpo, mas também o podemos usar para fortalecer o sistema de desintoxicação e libertar toxinas. Para lhe explicar como, será melhor dividir o exercício em dois tipos:

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

Quer seja a correr, a andar calmamente, a nadar, a jogar ténis, a praticar squash ou a frequentar aulas de aeróbica, os exercícios tradicionais trazem-lhe bastantes benefícios ao corpo. Fortalecem o coração e os pulmões, fortificam os ossos, estimulam o aparelho imunitário, ajudam a dormir e poderão mesmo prolongar a vida. Todavia, os exercícios de aeróbica ajudam também a estimular o processo de desintoxicação das seguintes maneiras:

Estimula a transpiração
Em repouso, o corpo humano perde 0,003 litros de suor por hora, mas, durante o exercício, poderemos perder cerca de um litro. Embora 99% do suor seja água, 1 % é constituído por minerais e toxinas. Desta forma, quanto mais transpirarmos, mais toxinas eliminaremos.

Faz-nos respirar melhor
Ao fazermos exercício, os músculos produzem substâncias tóxicas, como, por exemplo, dióxido de carbono e ácido láctico. Quando o organismo os detecta, estimula a parte do cérebro que controla a respiração para funcionar mais depressa e expelir tais produtos. A medida que vamos expelindo tais toxinas, outras que vão sendo processadas nos pulmões seguir-se-lhes-ão.

Estimula os intestinos
Em estudos feitos na Universidade de Maryland (EUA), o tempo de duração do trânsito intestinal (o tempo que as substâncias levam a passar através do sistema) é aumentado em 60%. Ninguém sabe exactamente porque se verifica isso, mas é algo excelente para a desintoxicação.

Provoca a decomposição de gorduras
Se queimarmos mais calorias do que as que ingerimos, a gordura é libertada para produzir energia. A decomposição súbita das gorduras causada pelas dietas radicais leva a que as toxinas se precipitem subitamente para o sistema, algo com que o organismo não consegue lidar. Quando as gorduras se decompõem mais lentamente, um exercício moderado ajuda a libertar as toxinas gradualmente.

Estimula o sistema linfático
Ao contrário do aparelho circulatório, o aparelho linfático não possui uma bomba que impulsione a linfa através do corpo. Assim, apoia-se nas contracções dos músculos para empurrar a linfa através do corpo -o que se verifica ao fazermos exercício.

Todos os factores mencionados, quando combinados, melhoram substancialmente o funcionamento do sistema de desintoxicação. Todavia, antes de começar a treinar para a maratona, será importante compreender que, tal como tudo o que se relacione com a desintoxicação, a moderação é a palavra-chave. Certos estudos mostraram que, quando fazemos exercício, se formam radicais livres no organismo. Quando o exercício é regular e a um ritmo baixo ou moderado, o organismo consegue lidar com estes radicais livres, mas, quando nos esforçamos bastante ou durante muito tempo, exercemos uma pressão maior sobre o sistema de desintoxicação. Para que o exercício nos seja benéfico, deverá ter uma duração entre 30 e 90 minutos por sessão, a um ritmo fraco ou moderado, entre três a cinco vezes por semana. Se quiser praticar mais exercício sem prejudicar o sistema de desintoxicação, será importante que inclua na dieta grande quantidade de frutos e de vegetais ricos em antioxidantes; deverá também tomar um bom suplemento multivitamínico.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

EXERCÍCIOS ORIENTAIS

Se não quiser andar a correr de um lado para o outro, dar longas e penosas caminhadas ou percorrer a piscina local de uma ponta a outra, tal não significa que não possa estimular o sistema de eliminação do organismo. Neste sentido, poderá praticar os chamados exercícios orientais, como o yoga, o tal chi e o qi gong, que são suaves, mas igualmente formas de exercício eficazes. De facto, os mais perfeitos programas de desintoxicação incluem uma mistura de ambos os tipos de exercício. Esta secção concentra-se unicamente no yoga, em parte porque se trata da prática oriental mais conhecida e também porque é o mais fácil para os principiantes.

AS VANTAGENS DO YOGA

Ensina-nos a respirar correctamente
Num recente artigo no jornal Chest, diz-se que as pessoas com a melhor função pulmonar são as que vivem mais tempo. Segundo o Dr. Holger Schunemann, que conduziu a experiência: «Acredita-se que uma das razões reside no facto de os pulmões serem um mecanismo de defesa primário contra as toxinas do meio ambiente. Poderá acontecer que uma diminuição da função pulmonar conduza a uma diminuição da tolerância a essas toxinas.»

yoga

Distende os músculos, liberta as toxinas
A tensão nos músculos esconde toxinas como o ácido láctico e a amónia. Ao dlstender-se os músculos, libertam-se estas e outras toxinas para a corrente sanguínea, que serão depois expelidas. Médicos do Bastyr’s Research Instltute de Seattle (EUA) chegam mesmo a receitar exercícios de yoga aos doentes após quimioterapia para os ajudar a limpar o organismo das drogas.

Equilibra a energia interna do corpo
A medicina oriental ensina que, se a energia interna do corpo – ou chi – se encontrar retida, leva a um armazenamento de toxinas que faz com que o desempenho do organismo diminua. Reequilibrá-lo por Intermédio de exercícios de respiração, liberta a energia e promove um funcionamento saudável. Certas posturas de yoga poderão assim estimular o sistema de eliminação.

Ajuda a reduzir o stress
Um estudo do American Journal of Hypertension descobriu que o yoga pode reduzir perturbações na tensão arterial provocadas pelo stress em menos de 3 minutos. Quanto mais descontraídos nos sentirmos, menos possibilidades haverá de procurarmos conforto no álcool ou no açúcar.

Estimula o sistema linfático
Tal como os exercícios de aeróbica, os de yoga incluem a contracção e relaxamento dos músculos, o que encoraja a circulação da linfa pelo corpo.



1 Comentário to “Exercícios e desintoxicação,Exercícios aeróbicos”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :