Exercício Físico x Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Quando essa taxa de gordura é superior a 20% do peso do indivíduo, considera-se que essa pessoa sofre de obesidade.

Com os fatores do mundo atual, como a falta de tempo, as opções baratas de fast food, má alimentação e pouca prática de exercícios físicos, essa doença já é considerada a doença do século, que afeta tanto as crianças, como os adolescentes, os adultos e até mesmo os idosos.

O pior é que ela “não vem sozinha” normalmente à obesidade está associada uma série de outras doenças, como a hipertensão, diabetes, apneia do sono, depressão, mau humor, entre outros.

Como fazer para reverter esse quadro, ou até mesmo prevenir essa doença?

 

 

O mais importante para o tratamento e prevenção da obesidade está relacionado aos hábitos alimentares, se você está comendo mal, optando cada vez mais pelas “porcarias da rua” do que pelas comidas saudáveis, é hora de rever a sua alimentação. A falta de tempo não é desculpa, hoje em dia há várias opções saudáveis para quem tem que comer fora de casa. Vá mudando os seus hábitos, se você costuma comer um pastel, uma fritura, ou um sorvete no lanche, que tal trocar por uma fruta, que além de ser mais saudável irá saciar a sua fome. Tudo depende das escolhas que você faz.

Porém a alimentação “sozinha” não faz milagres se você é uma pessoa sedentária e não pratica nenhum tipo de atividade física. O ideal é unir o exercício físico a uma boa alimentação.

Para as pessoas que estão acima do peso segue dicas de alguns exercícios que podem te ajudar a melhorar a qualidade de vida. Lembrando que qualquer prática deve ser antes orientada por um médico e por um treinador especializado.

 

  • Caminhe sempre que possível ao ar livre, isso te dá mais liberdade e o “ar fresco” aumenta a sua dedicação ao exercício.
  • Sempre que for possível troque o elevador pelas escadas, isso faz com que o seu corpo queime ainda mais calorias do que apenas com os seus exercícios planejados.
  • Ande de bicicleta, este é um ótimo exercício, pois além da elevada queima de calorias, trabalha de maneira eficaz os músculos inferiores.
  • Dance sempre que puder. A dança é um exercício extremamente bom para a queima de calorias, e o melhor é que te deixa bem disposta e ainda melhora as suas capacidades motoras. Por isso, dance em casa, na academia, em clubes… Dance!
  • Pratique exercícios em casa, não dependa do ginásio para fazer os seus treinos, há diversas informações e vídeos na internet que podem te ajudar a praticar exercícios físicos sem sair de casa.
  • Se for escolher algum esporte, escolha algo que você goste mesmo. Não tem nada pior que fazer algo por obrigação, além disso você não irá obter os mesmos resultados se fizer algo contra o seu gosto. Então escolha a sua atividade favorita e se jogue nela.
  • Pratique exercício físico regularmente, só assim você irá alcançar os seus objetivos.


2 Comentários to “Exercício Físico x Obesidade”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :