Exercício físico x amamentação

Uma dúvida frequente entre as mulheres é a questão da prática de atividades físicas durante o período de amamentação. Se pode ou não, quais os cuidados necessários e os exercícios mais indicados, veremos já a seguir.

Durante esse período as mamães costumam perder, em média, 700 calorias diárias, apenas amamentando, ou seja, a prática de atividades físicas mal orientadas, associado a uma dieta alimentar inadequada, pode prejudicar sim a produção de leite. Outra questão está relacionada a ingestão de líquidos. Normalmente a recomendação para mulheres que estejam amamentado é consumir de 3 a 5 litros de água por dia. Como nos exercícios físicos há uma grande perda de água através do suor, uma mulher que esteja amamentando e que pratique atividades físicas deve aumentar o consumo para 20%. Para as mulheres que praticam exercícios de forma intensa, se os mesmos forem mal elaborados pode aumentar o ácido láctico, alterando assim o sabor do leite, ao qual o bebê pode recusar.

Assim, para que os exercícios físicos não tragam prejuízo para as mulheres na fase de amamentação é necessário que as mesmas tenham o acompanhamento de um nutricionista e de um profissional de educação física que possa orientá-la da melhor maneira.

 

 

Quando começar?

As mamães devem começar a prática de atividade físicas após a liberação do médico, no caso, o obstetra, e esse tempo varia de mulher para mulher, dependendo do tipo de parto e da recuperação de cada uma. Porém de uma maneira geral, o indicado é:

  • Após 30 a 40 dias do parto – Apenas atividades de postura e de fortalecimento dos músculos abdominais e da bacia. Neste período deve ser evitado ao máximo os exercícios aeróbicos.
  • Após 60 a 90 dias do parto – Já pode iniciar as atividades aeróbicas, como caminhada, ciclismo e natação. Os exercícios anteriores a este período, de fortalecimento postural será fundamental para que não tenha nenhum problema na coluna e nas articulações. A mulher já pode ir voltando normalmente a suas rotinas de treino.
  • Durante toda a amamentação – Durante esse período a intensidade dos exercícios físicos deve ser de moderada a fraca, nunca máxima, visto que pode ocorrer uma diminuição na produção de leite, o que não queremos de forma alguma.

Porque praticar exercícios físicos durante a amamentação?

Todos nós já conhecemos os benefícios de uma vida fisicamente ativa. As mulheres buscam nas atividades físicas, na maioria, a perda e o controle de peso, perda de gordura corporal e definição e tonificação dos músculos. Porém para as mulheres que nunca tiveram esses “problemas” e nunca procuraram praticar exercícios físicos, talvez seja esse um bom momento para começar. Nesse período de amamentação ocorrem várias mudanças no estilo de vida da mulher. As exigências da maternidade podem fazer com que não haja tempo para a prática de exercícios, porém todas, ou quase todas, desejam voltar a forma que tinham antes da gravidez, e para que isso aconteça, só associando treinos semanais regulares a uma dieta equilibrada, para que não haja alterações na amamentação.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.