Exercício físico x Alimentação

Para quem busca uma melhora na qualidade de vida, a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação equilibrada é de suma importância.  Vejamos as dicas de alimentação antes e depois do treino e também os alimentos essenciais na dieta de quem pratica atividades físicas.

Antes do treino:

Antes dos treinos o mais indicado é o consumo de alimentos com baixo índice de glicemia, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Estes alimentos são de digestão lenta, ou seja, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, e a sua energia durante o treino irá permanecer constante.  Se ao contrário você optar por alimentos com alto teor glicêmico, como pão branco, bolos, tortas, açúcar, o seu organismo pode entrar em hipoglicemia, que é caracterizada pela queda brusca de açúcar. Isso irá levar a tonturas, fadiga, tremores e dores de cabeça. Por isso fique atento a sua alimentação pré treino, pois ela irá ditar os resultados do seu esforço.

Depois do treino:

Como há uma perda massa muscular durante os treinos, o alimento mais indicado para repô-la após os exercícios é a proteína, acompanhada de uma quantidade menor de carboidratos. Alimentos como peito de peru, lacticínios, carnes magras e soja também devem ser incluídos na sua dieta pós treino. Todos esses alimentos devem ser consumidos de preferência uma hora após o treino, pois nessa altura o seu corpo já estará apto para recuperar o que foi usado durante a atividade física.

Alimentos essenciais na dieta de quem pratica exercícios físicos:

  • Aveia – A aveia é rica em nutrientes e carboidratos, além de ser um alimento energético. Por isso coma a vontade.
  • Batata doce – Este alimento é uma excelente fonte de antioxidantes, e também é energético, dado que possui um alto teor de carboidratos.
  • Brócolis – Esta é uma das verduras mais ricas em nutrientes além de ser uma ótima fonte de vitamina C r fosfato, que ajudam a reforçar as defesas do organismo contra doenças.
  • Cebola – A cebola é responsável pelo combate dos radicais livres e do colesterol ruim, o LDL. Além disso possui uma ação anti-inflamatória, que é importante para a recuperação dos músculos, após serem submetidos a uma carga intensa de trabalho.
  • Chá verde – Essa bebida possui agentes responsáveis pelo efeito antioxidante, combatendo assim os radicais livres causados devido ao desgaste das atividades físicas.
  • Iogurte – O iogurte é rico em proteínas, que ajudam na recuperação dos músculos, em cálcio, que contribui para a melhora na qualidade dos ossos, e lactobacilos, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo assim várias doenças.
  • Nozes – Essas por sua vez, contém vitamina E, magnésio, potássio e selênio. Tudo isso reforça as defesas do organismo contra agentes externos, protege as membranas celulares e ainda ajuda na reposição de eletrólitos perdidos durante a atividade.
  • Salmão – O salmão é fonte de ômega 3, que é essencial para a recuperação muscular.
  • Semente de linhaça – Essa semente, além de ter um efeito anti-inflamatório, também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :