Exercício Físico – qual a sua eficácia contra o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura que o nosso corpo necessita para realizar diversas atividades, como por exemplo a produção de novas células.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que circula na nossa corrente sanguínea, essa gordura é produzida no fígado e é transportada para os órgãos através do sangue. Os níveis de triglicerídeos aumentam quando ingerimos alimentos gordurosos e principalmente carboidratos. E, o excesso dessa gordura no sangue faz com que haja uma diminuição nos níveis do colesterol bom e um aumento nos níveis do colesterol mau. Ou seja, ter os triglicerídeos altos não é uma coisa boa.

Quem sofre de colesterol alto deve saber que além de uma boa alimentação e da medicação indicada, é essencial usar o exercício físico para ajudar a reduzir este problema. Se você é uma dessas pessoas confira abaixo a lista que preparamos dos exercícios físicos mais indicados para baixar os níveis de colesterol.

 

 

Mas quais são os exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que exigem mais oxigénio do nosso corpo para serem realizados, devido a sua intensidade.  Até mesmo as tarefas do nosso dia a dia como varrer casa e lavar louça são atividades que se encaixam nesse quadro. No entanto vamos ver mais alguns exercícios que são indicados para quem tem colesterol alto:

– Dança

Você não precisar ser um dançarino excelente, o que importa aqui é o movimento do seu corpo. Seja na academia ou até em casa, coloque a sua música favorita e se divirta dançando, lembre-se que quanto mais você mexer o seu corpo, melhor é.

– Caminhada

Este é um dos exercícios mais fáceis de ser realizado e está entre os mais benéficos para o nosso corpo. A caminhada ajuda a controlar os níveis elevados de gordura no sangue, além de melhorar a circulação, tonificar os músculos inferiores, melhorar a resistência, entre outros. O ideal é a prática de 30 minutos diários de caminhada ao ar livre.

– Natação

Normalmente quem tem colesterol alto, tem também alguns quilinhos a mais e, por isso, tem dificuldade em realizar atividades físicas normais. Eis que surge a natação para vos salvar! Por ser uma atividade realizada na água, isso diminui o impacto do exercício, tornando mais fácil a realização dos movimentos. Por isso, é tão indicada, para qualquer faixa etária.

– Pular corda

Se você, quando criança, adorava pular corda, é hora de voltar a se divertir com essa atividade. Este é um exercício simples, que te ajuda a tonificar os músculos do corpo, a perder cerca de 700 calorias por hora, e ainda pode regular os seus níveis de colesterol no sangue.

Mesmo com todas essas dicas e orientações não as substitua pelo auxílio do seu médico. Procure sempre a aprovação de um médico ou especialista e só depois comece a praticar exercícios físicos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :