Cuidados a ter durante o Exercício Físico para quem tem Hérnia Umbilical

A hérnia umbilical ou hérnia de umbigo é um conceito médico que caracteriza a má formação ou o enfraquecimento nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdómen, que fazem com que haja um “estufamento” dos mesmos.

Geralmente são causadas por cargas e esforços incorretos. Para a prevenção deve-se evitar erguer pesos com cargas acima do indicado para o seu físico, deve consumir muita fibra e controlar a alimentação para evitar que o seu corpo engorde, além disso não se deve pressionar a hérnia com faixas ou peso.

Se você já tem hérnia, está tratando, e quer continuar com os exercícios de levantamento de pesos, você deve seguir algumas dicas e técnicas para não piorar a sua situação com o exercício físico.

  • Faça o seu aquecimento com um curto treino de cardio, de intensidade moderada. Alongue-se de maneira suave e lenta antes de começar a levantar os pesos.
  • Em seguida, comece com o levantamento de pesos leves, para preparar o seu corpo para continuar aumentando a carga dos pesos.
  • Peça a ajuda de um amigo na hora do levantamento. Caso você levante uma carga que é demasiado pesada para você ele irá te ajudar a reduzir essa carga, diminuindo assim o agravamento da sua hérnia.
  • Tenha atenção a sua respiração durante o exercício. O ideal é expirar ao levantar o peso e inspirar ao abaixar o peso. O ato de segurar a respiração, esforçar-se para respirar durante o levantamento ou ainda outras técnicas erradas pode causar o aparecimento e o agravamento da hérnia umbilical.
  • Em qualquer exercício que exija que você se abaixe até ao chão, opte por agachar com os joelhos dobrados e não curvando a coluna e a cintura. Segure o peso em uma posição de agachamento, em seguida endireite as costas e contraia os músculos da zona abdominal. Não dobre a cintura ou as costas para realizar o levantamento.
  • O ideal é buscar ajuda tanto com o seu treinador como com o seu médico. Para quem te ajuda nos treinos você deve explicar o seu problema e pedir indicações de exercícios adequados a sua condição física. Assim ele poderá verificar se você está executando os movimentos de maneira correta.
  • A prática de exercícios que trabalhem e fortalecem os músculos abdominais podem ajudar a atenuar os problemas de hérnia, além de evitar mais danos. Faça algumas flexões com velocidade de moderada a lenta, se concentre nos músculos do abdômen durante a realização das atividades.
  • Coloque na sua rotina de treinos os exercícios que fortaleçam os músculos abdominais transversais, faça isso com exercícios de flexões reversas.

Quem tem hérnia umbilical pode sim continuar a praticar musculação e com levantamento de pesos, basta seguir alguns cuidados básicos para que não complique a sua condição.

Para isso, se atente a sua posição na hora de realizar os exercícios físicos com carga, mantenha uma boa postura e isole o peso para o músculo que você está trabalhando, só para ele, e não para o centro do corpo. Se você tiver dificuldades em realizar isso peça ajuda ao seu treinador.



3 Comentários to “Cuidados a ter durante o Exercício Físico para quem tem Hérnia Umbilical”
  1. silvanni
  2. Vitor

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :