Exercício físico após uma cesariana – Como recuperar a boa forma!

Uma grande dúvida entre as recentes mamães é quando e como começar a fazer exercícios físicos após o parto, especialmente se esse for uma cesaria, em que o tempo de recuperação é mais longo.

Cerca de um mês depois a mulher já está apta a voltar as atividades físicas normais, no entanto é necessário a “luz verde” do seu médico, tendo em consideração que cada organismo é diferente uns dos outros, assim como a recuperação.

Até que o seu obstetra te libere para voltar aos exercícios físicos, há algumas atividades que você pode começar a fazer, assim que se sentir bem. São elas:

  • Contração dos abdominais – contraia os músculos abdominais para dentro por alguns segundos e depois solte. Faça isso sempre que você se lembrar. Na hora da contração concentre-se na parte debaixo dos músculos logo embaixo do umbigo, é lá que se encontram os músculos que mais sofrem, e ficam moles durante a gravidez.
  • Caminhadas – faça pequenas caminhadas em locais abertos, aproveite para levar o pequeno bebê com você. Isso irá melhor a sua autoestima e a sensação de bem estar. Comece com caminhadas de 10 minutos e vá aumentando conforme se sentir capaz.
  • Ginástica pós-parto – existem várias associações que oferecem uma técnica de ginástica que visa a melhora do físico após o parto. Procure um local mais próximo e ao se inscrever informe que teve um parto por cesariana.
  • Depois que o seu obstetra te liberar para a prática, não quer dizer que você deve correr para a academia e fazer 2 horas de exercícios intensos. Comece devagar e sem pressa, não sobrecarregue o seu corpo que ainda está em recuperação. Depois da liberação pratique exercícios como:
  • Abdominais – é necessário algum tempo até conseguir fazer exercícios abdominais. O ideal é ir experimentando e vendo a quantidade de repetições que o seu corpo é capaz de suportar. Cuidado para não sobrecarregar os músculos.
  • Trabalhe a postura – para colocar a postura no lugar um ótimo exercício é a prancha abdominal. Fique de barriga para baixo, com o corpo suspenso, a ponta dos pés e os antebraços apoiados no chão e as mãos voltadas para frente. Contraia os músculos da barriga e os glúteos, mantendo-se nessa posição por cerca de 10 segundos ou até aguentar. Esse exercício ajuda a reaproximar as fibras que foram distendidas durante a gravidez.
  • Exercícios de hidroginástica – Os exercícios realizados embaixo da água são bons porque além de tirar o peso do corpo facilitando a realização dos movimentos, ameniza os inchaços e ajuda a relaxar.
  • Musculação – para as mulheres doidas por academia podem começar a praticar exercícios de musculação, no entanto, comece devagar e com calma, e só depois vá aumentando a intensidade dos exercícios.
  • Corrida – a corrida é um ótimo exercício para perder gordura, e colocar o físico em forma. Comece com corridas de 20 minutos e vá aumentando o tempo progressivamente, sem abusos.

É preciso algum cuidado para fazer exercício físico após uma cesaria. Com o passar do tempo você poderá retornar as suas rotinas normais de treino.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :